Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

Conheça a PROPLAN: COPLAI

A Pró-Reitoria de Planejamento é composta por 5 coordenadorias tendo uma equipe de cerca de 17 pessoas, atuando em questões que envolvem desde o planejamento da universidade, orçamento, convênios, atos normativos, regulação de cursos, etc.
Com o intuito de apresentar cada uma destas coordenadorias, a PROPLAN apresenta uma série de artigos “CONHEÇA A PROPLAN”.
Nesta primeira edição apresentamos a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional – COPLAI.

Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional

Coordenadoria composta por 2 servidores técnico-administrativos e um estagiário, tem como missão:

“Promover e apoiar a Comissão Própria de Avaliação (CPA) /UFSM na realização da avaliação periódica das atividades desenvolvidas na Universidade, bem como cumprir o processo regulatório proposto pelo Ministério da Educação (MEC), apoiando na realização de diagnóstico propositivo e socializando os resultados a fim de subsidiar o planejamento e a tomada de decisão para a melhoria da qualidade institucional”.

Foto: da esquerda para a direita: Coordenadora- Marcia Lorentz, estagiária- Jéssica, servidor Douglas.

Dentre suas atividades podemos destacar:

{slider Avaliação institucional|blue}

Quanto ao processo de Avaliação Institucional:

1. Atuar como facilitadora e apoiadora dos meios de viabilização do processo de planejamento e avaliação interna da Instituição.
  2. Sistematizar e prestar, em consonância com a CPA/UFSM, informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, de acordo com art. 11, da Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004.
  3. Propor a metodologia do processo de planejamento estratégico organizacional.
  4. Assessorar a CPA/UFSM na proposição da metodologia do processo de avaliação institucional.
  5. Assessorar a CPA/UFSM na elaboração do relatório parcial e final da avaliação institucional, bem como dos resultados do processo de referida avaliação.
  6. Assessorar a CPA/UFSM na constituição de grupos de trabalho ou núcleos temáticos.
  7. Assessorar a CPA/UFSM na formulação de propostas de melhorias e desenvolvimento para a Instituição baseadas nas análises do processo de avaliação institucional.
  8. Assessorar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.
  9. A implementação, em consonância com a CPA/UFSM, do projeto de auto-avaliação, utilizando e/ou desenvolvendo, sempre que possível sistemas e instrumentos informatizados para a coleta e análise de dados.
  10. Quando da coleta de dados, serão utilizados instrumentos e procedimentos operacionais que garantam o anonimato das informações coletadas e a fidedignidade dos dados coligidos assegurando-se a confiabilidade no tratamento científico e estatístico a que são submetidos.

{slider Regulação do Ensino Superior|red}

Além de atividades ligadas à autoavaliação institucional, a COPLAI também é responsável pelo processo de Regulação na Instituição, que é destinado a inserir as informações nos sistemas e-MEC, ARCU-SUL, ENADE e Censo Superior, com as seguintes atribuições:

1. Assessorar os cursos em seu processo de acreditação internacional, no que se referem a informações, prazos e resultados;.
  2. Registrar e manter atualizadas as informações sobre o Representante Legal (RL), Mantenedora e Mantida; Corpo Docente e Tutor; e Procurador Educacional Institucional (PI) e Auxiliar Institucional (AI);
  3. Abrir e acompanhar os fluxos dos processos de Avaliação das Instituições (credenciamento e recredenciamento da IES) e das Avaliações de Cursos de Graduação (autorização, reconhecimento e renovação de conhecimento);
  4. Manter atualizados os registros dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, o cadastro dos Cursos e dos Coordenadores e os membros da Comissão Própria de Avaliação – CPA/UFSM; e
  5. Assessorar a Comissão de Avaliação Externa designada pelo MEC para tratar de assuntos referentes ao recredenciamento da Instituição (UFSM).

{/sliders}

COPLAI EM NÚMEROS

{tab Avaliação Institucional|blue}

A COPLAI participa ativamente de todo o processo referente à aplicação do instrumento de autoavaliação, desde o planejamento até a análise dos dados.

A última pesquisa de autoavaliação foi realizada entre 20 de outubro e 23 de novembro de 2014 e contou com a participação de seis segmentos na modalidade presencial (gestor, docente, técnico-administrativo em educação, discente de graduação, de pós-graduação e de ensino médio, técnico e tecnológico), conforme Gráfico abaixo.

autoavaliacao

Além disso foi aplicada a pesquisa aos segmentos pertencentes à modalidade Ensino a Distância (EAD) e segmentos ligados ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A aplicação do instrumento de autoavaliação é fundamental para toda instituição de caráter educacional e função social que tenha o propósito de executar ações de qualidade com transparência. O objetivo da pesquisa é avaliar aspectos referentes ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão nas diversas unidades da UFSM.

{tab Regulação do Ensino Superior|red}

Na COPLAI é realizado o acompanhamento diário do Sistema e-MEC, onde, entre outros processos, se destacam os de reconhecimento de curso e de renovação de reconhecimento de curso.

Durante o ano de 2015 foram concluídos 05 processos de reconhecimento de curso e a Instituição possui 12 processos em andamento

E quanto aos processos de renovação de reconhecimento, ainda não há conclusões de processos no ano de 2015; contudo, foram 11 processos concluídos em 2014, além de 32 em andamento no ano de 2015.

Ao longo de 2014, a UFSM recebeu 19 visitas de Comissões de Avaliação do INEP/MEC, e em 2015 já foram 4 visitas, as quais contam com o apoio e acompanhamento da COPLAI.

{/tabs}

{module REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO}