Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM e IBAMA prorrogam o Acordo de Cooperação Técnica para implantar o Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS



Um Termo Aditivo foi firmado ao Acordo de Cooperação Técnica entre a UFSM e o IBAMA, com o objetivo de implantar um Setor de Quarentena Veterinária destinado a recepcionar animais da fauna silvestre, na Universidade Federal de Santa Maria – RS, constituindo o 1º módulo do Centro de Triagem de Animais Silvestre – CETAS.
O Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS/UFSM terá a finalidade geral de receber, identificar, tratar, manter e destinar os animais silvestres provenientes da ação da fiscalização e da entrega espontânea por particulares, em cumprimento à aplicação da legislação de fauna, ou encaminhadas ao IBAMA através de ocorrência diversas.
A situação atual é que a maioria absoluta dos animais apreendidos e recolhidos são depositados em criadouros conservacionistas; estes, por não terem a função que cabe aos centros de triagem, acabam por não dispensar aos animais recebidos os cuidados técnicos e sanitários que são inerentes às funções e tarefas dos CETAS.
O Setor de Quarentena Veterinária da UFSM constituir-se-á no local de excelência na região central do Rio Grande do Sul para recepcionar e identificar taxonomicamente os animais da fauna silvestre retirados ilegalmente da vida natural. Prestará apoio e suporte fundamentais aos trabalhos do IBAMA/RS e aos demais órgãos do poder público que atuam no combate ao tráfico e à retirada ilegal de animais silvestres do seu ambiente; e, contribuirá para acrescer a já notório qualificação das atividades didáticas do Ensino Superior prestado pela UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-344-865

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes