Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça a PROPLAN: COPLIN



A COPLIN tem dois grandes eixos de atuação: o Planejamento da Instituição e o fornecimento de Informações Estratégicas para apoio à tomada de decisão.

{tab Planejamento da Instituição|blue}

A COPLIN atua na elaboração e na prestação de contas dos principais planos da Universidade: o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e o Plano de Gestão. Além disso, também assessora a elaboração de planos institucionais como o PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) e o PLS (Plano de Gestão de Logística Sustentável).

PDI: é o plano institucional da UFSM, cuja elaboração envolve toda a comunidade universitária. O PDI atual da universidade foi elaborado em 2011 e está válido até o final de 2015. Durante o segundo semestre de 2015 haverá o lançamento da logomarca do novo PDI, marco para o início da elaboração do documento, período em que a comunidade será convidada a participar da elaboração do plano. O PDI da UFSM está disponível na seção de documentos institucionais da página principal da universidade e também pode ser visualizado clicando aqui.

Plano de Gestão: é o documento de planejamento das ações da Reitoria. O Plano de Gestão tem a duração de quatro anos, e é elaborado no início da gestão com base na plataforma de campanha. O Plano de Gestão da atual administração é referente ao período 2014-2017 e pode ser consultado clicando aqui. Ele possui 22 objetivos estratégicos que serão executados por meio de projetos elaborados pelas diferentes Pró-Reitorias e que seguirão a metodologia descrita neste endereço: http://w3.ufsm.br/proplan/index.php/component/content/article/2-texto/70-projetos-estrategicos

Relatório de Gestão: o Relatório de Gestão é parte do processo de prestação de contas da UFSM junto aos órgãos de controle. Ele é elaborado com base em diretrizes do TCU, sendo submetido para aprovação pelo Conselho de Curadores e pelo Conselho Universitário. O Relatório de Gestão é feito anualmente sob coordenação da COPLIN, com apoio de todas as Pró-Reitorias. O histórico dos Relatórios de Gestão da UFSM pode ser encontrado neste endereço: http://w3.ufsm.br/proplan/index.php/relatorio-de-gestao

{/tabs}

{tab Informações Estratégicas|red}

UFSM em números (Portal Indicadores): a COPLIN mantém um portal onde divulga informações da universidade. O Portal de Indicadores pode ser acessado a partir da página principal da universidade no link UFSM em números ou diretamente por este endereço: http://portal.ufsm.br/indicadores/.

Rankings Universitários: a COPLIN também fornece informações para Rankings e Guias Universitários, dentre eles o QS World, o WUR e o Guia do Estudante da Editora Abril.

Análise de Indicadores: como parte do processo de planejamento, a COPLIN está realizando um levantamento dos principais indicadores estratégicos da universidade. Este levantamento servirá de base para os processos de planejamento institucional, em especial o PDI. O Relatório de Gestão de 2014 já abordou uma análise dos indicadores sugeridos pelo TCU, incluindo o conceito CAPES, o CPC (Conceito Preliminar de Curso) e a TSG (Taxa de Sucesso na Graduação). Estas análise incluem gráficos como os da figura abaixo. Para consultar a análise completa, acesse o Relatório de Gestão 2014 a partir da página 325.

{/tabs}

20150721 094120

Foto: da esquerda para a direita: Carmen, Fernando, Cristina.

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-344-867

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes