Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

PROPLAN e PROGRAD realizam treinamento para a realização do ENADE 2016

Na última quarta-feira, dia 22, no Auditório do Colégio Politécnico, ocorreu uma reunião de treinamento para os cursos participantes do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE). Com início às 8h e 30min, ela contou com 21 integrantes, entre eles, coordenadores e secretários de cursos que irão realizar a prova neste ano.

Existe um ciclo avaliativo, o qual se divide em três grupos, sendo que este ano estamos no chamado Grupo verde ou Ano I, que abrange 18 cursos. Este ciclo determina que sejam avaliados os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Ou então, aos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

Esta avaliação é anual, sendo que, a cada ano, ela abrange um grupo específico do ciclo avaliativo. Na UFSM, acontece um treinamento para a realização do ENADE e este é realizado em uma parceria entre a Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) e a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), sendo que ele também ocorre anualmente.

Deste modo, a professora Martha Adaime, pró-reitora de graduação, iniciou falando sobre a importância da realização deste exame. Após, Fernando Barbosa, da PROPLAN, apresentou uma pesquisa onde comparava os resultados do ENADE nos aspectos organização didático-pedagógica e infraestrutura com os resultados das avaliações externas. Além disso, enfatizou que o ENADE é realizado para medir o desempenho dos alunos, mas também, possui efeito orçamentário nas Universidades.

Marcia Lorentz, da PROPLAN, mostrou todo o processo de como o coordenador deve seguir para que todos os alunos dos cursos citados acima sejam inscritos para o exame. Entre os estudantes que precisam ser inscritos no ENADE, mas estão dispensados da prova, encontram-se: Ingressantes (que iniciaram o curso em 2016), tendo de zero % a vinte e cinco % da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2016. Já os alunos que precisam ser inscritos, como também, realizar a prova, são os seguintes:

– Formandos dos Cursos de Bacharelado, que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 ou que tenham cumprido oitenta % ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o dia 31 de agosto de 2016;

– Formandos dos Cursos Superiores de Tecnologia, que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido setenta e cinco % ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2016.

Após, Ivan Hoffmann, do CPD, mostrou alguns aspectos técnicos, de como o coordenador deve gerar o arquivo que identifica os possíveis inscritos, por exemplo. O treinamento também contou com a presença de Daniel, do DERCA, que enfatizou que o aluno precisa estar regular para receber o diploma, ou seja, caso não tenha realizado a prova do ENADE, estará irregular.  Na última parte do treinamento, o Coordenador do curso de Administração da UFSM, professor Marcelo Trevisan, falou a respeito da realização do exame no ano passado, sendo que o curso era um dos que realizaram o ENADE 2015.

O exame será no dia 20 de novembro, conforme cronograma a seguir. No site ENADE UFSM: http://coral.ufsm.br/enade/, estão disponíveis diversas informações, como por exemplo, gabaritos de provas anteriores.

Além disso, mais informações podem ser esclarecidas pelo e-mail: pi@ufsm.br ou pelos telefones: 55 3220 8182 ou 55 3220 8784.