Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

ENADE: Reunião com os alunos dos cursos participantes em 2016

Na última terça-feira, dia 05 de julho, ocorreu uma reunião no Centro de Ciências da Saúde (CCS), com os formandos do Curso de Farmácia, com início às 14 horas. A Pró-reitora de Graduação, Martha Adaime, e a Procuradora Educacional Institucional,  Marcia Lorentz,  explanaram aos presentes os principais procedimentos para a realização do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE).

Participaram da reunião 23 alunos, concluintes do curso de farmácia. Além dos discentes e as representantes das Pró-Reitorias PROPLAN e PROGRAD, esteve presente a coordenadora do curso, Professora Cristiane de Bona da Silva.

Para o recebimento do diploma, é obrigatório que os seguintes alunos realizem o Exame:

– Formandos dos Cursos de Bacharelado, que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 ou que tenham cumprido oitenta % ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o dia 31 de agosto de 2016;

– Formandos dos Cursos Superiores de Tecnologia, que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido setenta e cinco % ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2016.

Ainda, para a realização do ENADE, existe um ciclo avaliativo, o qual se divide em três grupos, sendo que este ano estamos no chamado Grupo verde ou Ano I, que abrange 18 cursos e a UFSM possui 14 destes. Este ciclo determina que sejam avaliados os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Ou então, aos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: agronegócio e gestão ambiental.

Desta maneira, serão realizadas reuniões com todos os cursos citados acima, para esclarecer dúvidas e explicar o funcionamento do ENADE, sendo que este ano, o exame ocorrerá no dia 20 de novembro. Nesta sexta, dia 08 de julho, a PROPLAN e PROGRAD estarão presentes no Campus de Silveira Martins, para explicar os procedimentos ao curso de Gestão Ambiental.

Para mais informações, acesse: ENADE/UFSM