Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

Texto final do PDI 2016-2026 já pode ser consultado

texto final que compõe o PDI 2016-2026 da UFSM foi concluído. O documento será analisado pela Comissão de Legislação e Regimentos do Conselho Universitário (Consu), responsável por elaborar o parecer que entrará em pauta na reunião do Consu do dia 15 de dezembro.

Após um período em que ficou disponível para contribuições adicionais, o texto-base foi ajustado pela comissão executiva do PDI. Após os últimos ajustes, o documento foi impresso e protocolado, seguindo agora os trâmites necessários para apreciação do Conselho Universitário.

Incluindo os anexos, são 441 páginas que trazem, além do plano propriamente dito, uma relação completa com todas as contribuições que foram analisadas, bem como a metodologia utilizada para elaborar o documento.

O texto enviado ao Consu pode ser visualizado aqui. O documento contém cinco capítulos, com o seguinte conteúdo:

Capítulo 1 – Introdução: uma apresentação da UFSM e um resumo sobre o conteúdo do documento;

Capítulo 2 – Perfil institucional: informações gerais sobre diferentes aspectos da UFSM;

Capítulo 3 – Planejamento estratégico: o planejamento estratégico da instituição, contendo os 45 objetivos a serem alcançados pela UFSM nos próximos 10 anos;

Capítulo 4 – Projeto pedagógico institucional: o novo projeto pedagógico institucional (PPI) da UFSM, já aprovado pelo CEPE e contendo as diretrizes das políticas de ensino, pesquisa e extensão;

Capítulo 5 – Diretrizes da políticas institucionais: um conjunto de diretrizes a serem seguidas pela instituição no que diz respeito às seguintes áreas: planejamento e avaliação; governança, controle interno e gestão de riscos; organização administrativa; gestão de pessoas; gestão orçamentária; tecnologia da informação; assistência estudantil; infraestrutura e gestão do acervo bibliográfico; gestão ambiental; inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia; comunicação; acessibilidade.

Além desses cinco capítulos, há seis anexos: metodologia de elaboração do PDI; relação inicial de indicadores para o mapa estratégico; relação de contribuições; relação dos participantes nas reuniões do processo de elaboração do PDI 2016-2026; relação dos participantes que contribuíram para o PDI 2016-2026 com sugestões na consulta pública em novembro/2016; relação dos participantes que contribuíram para o PDI 2016-2026 com sugestões no formulário online.

O processo de elaboração do texto do PDI envolveu a criação de comissões temáticas e contou com a análise de mais de 3.000 contribuições. Para entender como ocorreu esse processo, a TV Campus produziu um vídeo explicativo.

Mais informações no site do PDI.