Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de Modernização Administrativa na Reitoria da UFSM tem seus Resultados Divulgados



A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) da UFSM divulgou parte dos resultados do Projeto de Modernização Administrativa que vem sendo desenvolvido na Reitoria da Universidade. Em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição e baseado na metodologia de Gestão por Processos, tal Projeto contempla o alinhamento entre Gestão por Processos, Gestão por Competências, Gestão Arquivística e Gestão de Riscos, gerando impacto extremamente positivo na UFSM como um todo, a medida que busca desenvolver a melhoria contínua em seus processos de trabalho, aumentando a qualidade dos serviços prestados.

O Projeto iniciou com o desenvolvimento do Modelo Canvas para as atividades executadas na Reitoria. Com este Modelo foi possível esboçar a maneira como as unidades da Reitoria geram e entregam valor para seu público-alvo, além de proporcionar a compreensão das particularidades de cada processo.

Posteriormente, tais processos foram mapeados, e assim tiveram seus fluxogramas desenhados, totalizando 667 fluxogramas de subprocessos e atividades realizados na Reitoria. Sendo que, todos eles foram devidamente validados pelos seus respectivos gestores.

Outro ponto importante é referente a capacitação da equipe de servidores responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto, que participaram de eventos como o BPM Day 2017 e 2018, em Porto Alegre, e visitaram outras Instituições que já possuem a Metodologia de Gestão por Processos implementada. Além disso, esse Projeto fomentou a publicação do Guia de Mapeamento de Processos da UFSM (ISBN 978-85-9450-030-4) e o desenvolvimento de cursos internos, ministrados pelos membros da equipe do Projeto, para a capacitação dos servidores da UFSM a respeito da Gestão por Processos e seus alinhamentos.

Os resultados do Projeto e informações gerais sobre os processos estão disponíveis na página do Projeto de Modernização.

Autor: César Fogaça Filho, Estagiário na COPLAD – PROPLAN

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-344-1701

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes