Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Finalizada a Modelagem de Processos da Estrutura Mínima das Unidades de Ensino pela PROPLAN



Recentemente foi finalizado o projeto de mapeamento das atividades executadas nas unidades da estrutura mínima das unidades de ensino a partir da metodologia de Gestão por Processos internacionalmente renomada, a Business Process Modeling Notation (BPMN). Estas estruturas mínimas foram criadas pela  Resolução n. 025/2015, tendo o intuito de modernização, inovação e qualificação dos serviços das unidades de ensino. As unidades que compõem a estrutura mínima são:

Núcleo de Divulgação Institucional (NDI) / Núcleo de Comunicação Institucional (NCI);

Núcleo de Execução e Controle Orçamentário (NECO);

Núcleo de Infraestrutura;

Núcleo de Patrimônio;

Unidade de Apoio Pedagógico (UAP);

Unidade de Tecnologia da Informação (UTI);

Gabinete de Projetos (GAP).

Atendendo às demandas atuais de racionalização e padronização das estruturas existentes no serviço público, a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) realizou o mapeamento das atividades executadas nas unidades de estrutura mínima na instituição. O projeto foi dividido em fases de sensibilização dos servidores, coleta de dados, modelagem e validação dos processos junto aos servidores das referidas unidades. Tal ação esta alinhada a Gestão por Processos que vem sendo implantada na UFSM através do Projeto de Modernização Administrativa.

Este projeto teve objetivo de compreender e sistematizar essas atividades, visando a padronização e otimização dos processos mapeados a partir da modelagem das melhores práticas desenvolvidas nas unidades da estrutura mínima. Os resultados pode ser vistos nos fluxogramas dos processos mapeados disponíveis no portal de processos da UFSM. Para conferir esses resultados e demais informações acesse: http://processos.ufsm.br/

 

Texto: César Fogaça Filho, Estagiário na COPLAD-PROPLAN

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-344-1783

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes