Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

Conselho Universitário aprova convênios e acordos para o desenvolvimento de projetos e intercâmbios internacionais

Os Convênios atuam como mecanismo de integração e desenvolvimento da Universidade proporcionando o alcance de objetivos comuns à sociedade. Convênios e acordos têm proporcionado à comunidade acadêmica oportunidades de intercâmbio, desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional em parceria com instituições congêneres, organismos nacionais e internacionais.

Atualmente, a coordenadoria responsável pela gestão de Convênios e Acordos é a Coordenadoria de Projetos e Convênios (Coproc) da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), tendo como atribuição a orientação, elaboração e acompanhamento dos mesmos, bem como, de protocolos e demais instrumentos congêneres da UFSM.

Na última quinta-feira, 28/04, o Conselho Universitário da UFSM aprovou convênios e acordos de cooperação cujo enfoque é o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão e intercâmbios internacionais.

Abaixo encontra-se a lista de convênios e acordos aprovados pelo Conselho:

• Convênio da UFSM, por meio do Departamento de Fitotecnia, com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (RS) para desenvolvimento do projeto “Conhecimento e Tecnologia Disruptiva para Quantificar o nível de Sustentabilidade Ambiental nas Lavouras Gaúchas” – Edital SICT n. 03/2021 Techfuturo, com duração de dois anos.
  • Acordo de Cooperação Internacional entre a UFSM, através do Departamento de Química, e a Université de Pau et des Pays de l’Adour (UPPA), para ações de ensino, pesquisa e extensão.
  • Acordo de Parceria entre a UFSM, por meio do Departamento de  Física, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro e Calçado (IBTEC) para execução do projeto “Sensor Triboelétrico Multifuncional Retroalimentado para Solados que Dispensa o Uso de Pilhas ou Baterias”, estimulando o uso de energias sustentáveis como do movimento de pessoas.
  • Acordo de Parceria entre a UFSM, por meio do Departamento de Tecnologia e  Ciência dos Alimentos, a Fundep e a Da Estância Produtos Alimentícios Ltda. para execução do projeto “Desenvolvimento de produtos à base de carne ovina para alimentação PET”, com duração de dois anos.
  • Acordo de Cooperação Técnica entre a UFSM, por meio do Centro de  Educação Física e Desportos e Associação Equestre de Santa Maria, visando à realização de ações conjuntas de equoterapia (método terapêutico que utiliza o cavalo).
  • Termo de Cooperação Técnica entre a UFSM, por meio do Departamento de Eletrônica e e Computação  com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) para projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de geração, distribuição e transmissão de energia elétrica.
  • Acordo de Cooperação Técnica entre a UFSM, por meio do Gabinete do Reitor, a Procuradoria Regional da República da 4ª Região, o Ministério Público do Estadual, o Ministério Público Federal/RS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Fundação Universidade de Rio Grande (FURG), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o Instituto Federal do Sul  (IFSul) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) para propiciar a redes de enfrentamento de desinformação em relação à saúde no contexto da epidemia Covid-19.
  • Acordo de Cooperação Técnica entre a UFSM, por meio do Departamento de Turismo, e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) para ações de ensino, pesquisa e extensão com duração de cinco anos.
  • Acordo de Cooperação Internacional entre a UFSM, por meio do Departamento de Filosofia, com a Universidade do Chile e a Universidade Alberto Hurtado para atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Acordo de Cooperação Internacional entre UFSM, por meio do Departamento de Química, e a Universidade de Santiago de Compostela/Espanha para atividades de ensino, pesquisa e administração universitária.
  • Acordo de cooperação técnica entre a UFSM, por meio do Departamento de  Arquivologia,  e a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) para a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão em torno do acervo arquivístico da Secretaria.
  • Acordo de Cooperação Internacional entre UFSM, por meio do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e a Universidade Nacional de Rosario/Argentina (UNR) para estudos e troca de experiências em relações internacionais.
  • Acordo de cooperação técnica entre a UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e a Forgiarini Multiferragens (E. P. de Castro Ferragens) para conjugação de esforços para o projeto Esperançando, que tem por objetivo colaborar com jovens que, ao completar 18 anos, devem deixar a instituição de acolhimento em que vivem.
  • Convênio de agente de integração entre a UFSM, por meio do Curso de Administração, e a Agência de Estágio e Emprego Eireli (CIPE) com o objetivo de concessão de estágios.
  • Acordo de cooperação internacional entre a UFSM, por meio do Colégio Politécnico, e a Universidade Estadual da Carolina do Norte/EUA (North Carolina State University) para intercâmbio acadêmico e parcerias de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de medicina veterinária e computação.
  • Acordo de Cooperação Internacional entre a UFSM, por meio do Espaço Multidisciplinar de  Pesquisa e Extensão em  Silveira Martins, e o Instituto Universitário Hispano-luso de Investigaciones Agrárias – Ciale da Universidade de Salamanca/Espanha para intercâmbios entre estudantes e professores.