Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Censo da Educação Superior

O Censo da Educação Superior (CENSO) ocorre anualmente, sendo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e tem o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor educacional.

O CENSO reúne informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Os dados são coletados a partir do preenchimento dos questionários, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e por importação de dados do Sistema e-MEC. O CENSO referente ao ano base 2014 iniciou o período de preenchimento em 09 de fevereiro e encerrou em 10 de abril de 2015. O CENSO só é finalizado após o período de verificação e/ou correção das informações prestadas pelas IES.

Relatório Censo da Educação Superior – UFSM (2014)

 

Relatórios INEP

Após a fase de verificação realizada pelos auditores nas IES e o período de correções solicitadas às Instituições, o INEP divulga o Relatório Consolidado da IES e a Série Histórica referente ao CENSO dos últimos três anos. Ressalta-se que tais relatórios ficam disponíveis apenas no Sistema do CENSO (CENSUP). Posteriormente, o INEP divulga sinopses estatísticas contemplando todos os dados apurados pelo CENSO.

Relatório Consolidado Censo da Educação Superior UFSM

Síntese Histórica Censo da Educação Superior UFSM – anos 2012, 2013 e 2014