Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

Entenda o Orçamento da UFSM

Recursos para investimento

São recursos que a universidade investe em obras, reformas e equipamentos e outros materiais permanentes, como livros e computadores. O total previsto para 2019 é cerca de 20,1 milhões de reais (1,64% do orçamento).

Recursos para manutenção

São os recursos, previstos em 116,4 milhões de reais (9,53% do orçamento), que a UFSM utiliza para as contas do dia-a-dia, como: água, luz e telefone, serviços de limpeza e vigilância, materiais para uso em laboratórios e salas de aula, diárias, passagens, manutenção de equipamentos, bolsas de pesquisa, além de alimentação, moradia e bolsas a estudantes de baixa renda.

Recursos obrigatórios

São recursos obrigatórios por lei, como o salário dos servidores (professores e técnicos) que estão na ativa e os aposentados. Em 2019 a previsão é que seja mais de 1 bilhão de reais para o pagamento de pessoal (88,83% do total do orçamento de toda a universidade).