Ir para o conteúdo Gabinetes de Projetos Ir para o menu Gabinetes de Projetos Ir para a busca no site Gabinetes de Projetos Ir para o rodapé Gabinetes de Projetos

Fundo de Incentivo ao Ensino recebe projetos até 1º de agosto

FIEn vai destinar R$ 300 mil para melhoria do desempenho acadêmico nos cursos da UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), divulga o prazo de submissão de projetos ao Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn 2021). A seleção vai contemplar projetos de ensino que contribuam para a melhoria do desempenho acadêmico nos cursos da UFSM.

As inscrições estarão abertas até o dia 1º de agosto e podem ser realizadas por servidores docentes ou técnico-administrativos da Instituição.

A edição de 2021 do FIEn será direcionada ao UFSM em REDE, incentivando projetos que envolvam ideias, inovações, materiais, dinâmicas e/ou objetos educacionais voltados para o processo de ensino-aprendizagem mediado por Tecnologias Educacionais em Rede (TER).

As três linhas de submissão de projetos envolvem planejamento, produção/aplicação de recursos educacionais em rede e, ainda, a avaliação da aprendizagem por meio de tecnologias em rede. Os projetos deverão estar alinhados aos objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2026 da UFSM.

Os projetos também deverão estar enquadrados em uma das áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

Entre os critérios de avaliação dos projetos, estão a contribuição para a formação técnico-científica, cidadã e ambiental dos alunos, além da redução nos índices de reprovação e evasão nos cursos. Também serão avaliados o uso de métodos de ensino atualizados, participativos e inovadores, bem como a melhoria nos índices de avaliação de qualidade dos cursos da UFSM.

Será destinado um total de R$ 300 mil para o desenvolvimento dos projetos contemplados. Os valores poderão ser revertidos em bolsas para estudantes da UFSM e/ou recursos de custeio.

Edital 028/2021-Prograd, com o cronograma de inscrição dos projetos e a documentação solicitada, encontra-se em ufsm.br/prograd.

Outras informações podem ser obtidas pelo email fundodeensino@ufsm.br.

Fonte: ufsm.br/2021/07/21/fundo-de-incentivo-ao-ensino-recebe-projetos-ate-1o-de-agosto/

Registrado em CT