Ir para o conteúdo PDI Ir para o menu PDI Ir para a busca no site PDI Ir para o rodapé PDI

Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica

O Desafio 2 – Educação inovadora e transformadora com excelência Acadêmica contém 18 objetivos estratégicos, sendo três na dimensão Alunos e sociedade, sete na dimensão Processos e oito na dimensão Aprendizado e infraestrutura.

Dentre os 3 objetivos da dimensão Alunos e sociedade há um que trata do perfil dos cursos e vagas oferecidas, que deve estar de acordo com as necessidades da sociedade. Os outros dois objetivos têm relação com os alunos, sendo um deles referente à quantidade de alunos formados e o seu perfil de formação, e o outro relacionado à satisfação do aluno com a UFSM e o seu sentimento de pertencimento em relação à instituição.

Há 7 objetivos da dimensão Processos e dentre eles há um objetivo relacionado a oferecer alternativas de aprendizado para suprir eventuais dificuldades oriundas do ensino médio. Há também objetivos relacionados a métodos de ensino atualizados e currículos adequados, que permitam uma certa flexibilidade e possam, em conjunto com outras iniciativas, proporcionar oportunidades de aprendizado extraclasse aos alunos. Também há dois objetivos que dizem respeito à agilidade e desburocratização de rotinas e a sua aderência aos diferentes campi e diferentes níveis de ensino, além de um objetivo voltado para melhorar as relações institucionais com a sociedade.

Dentre os 8 objetivos da dimensão Aprendizado e infraestrutura há um relacionado à capacitação pedagógica dos docentes e outro referente à infraestrutura de apoio ao ensino, como salas de aula, laboratórios, ambiente virtual e biblioteca. Há também dois objetivos relacionados ao desenvolvimento de uma cultura de comprometimento organizacional, inovação e integração entre as áreas de conhecimento, de forma que isso se reflita no processo de aprendizagem dos alunos. Há ainda um objetivo sobre a infraestrutura de TI para as salas de aula, e os outros três objetivos partem do princípio que possuir laboratórios de pesquisa atualizados e professores com alto nível de excelência atuando em atividades de ensino são ações estratégicas que contribuem para a qualidade da formação dos alunos.