Ir para o conteúdo PDI Ir para o menu PDI Ir para a busca no site PDI Ir para o rodapé PDI

Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia

O Desafio 4 – Inovação, Geração de Conhecimento e Transferência de Tecnologia contém 20 objetivos estratégicos, sendo que seis estão na dimensão Alunos e sociedade, sete estão na dimensão Processos, outros seis estão na dimensão Aprendizado e infraestrutura e há também um objetivo na dimensão Sustentabilidade financeira.

Dentre os 6 objetivos da dimensão Alunos e sociedade, há um relacionado a aumentar a inserção científica da instituição e outros dois que contemplam duas facetas da produção intelectual: uma sobre a produção científica e tecnológica, e outra sobre as tecnologias sociais e a produção cultural. Há também dois objetivos relacionados aos cursos oferecidos e aos alunos formados, que no caso do Desafio 4 dizem respeito aos cursos e alunos de Pós-Graduação. O outro objetivo está relacionado à interação da pesquisa com a sociedade, dentro do previsto nas recentes legislações a respeito da integração universidade/empresa/sociedade.

Dentre os 7 objetivos da dimensão Processos, há um com foco no fomento a projetos interdisciplinares. Há também um objetivo relacionado à melhoria da comunicação institucional, como forma de melhor divulgar o conhecimento produzido na instituição. Outros dois objetivos são voltados para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas às necessidades da sociedade e da própria universidade, para o que se faz necessário desenvolver mecanismos de relacionamento com a sociedade. Por fim, como em outros desafios, há também um objetivo relacionado à otimização de processos e outro às realidades multi-campi.

Dentre os 6 objetivos da dimensão Aprendizado e infraestrutura há três objetivos complementares: um relacionado aos laboratórios de pesquisa, outro voltado para a qualificação dos pesquisadores e um terceiro estimulando a expansão dos ambientes de inovação na universidade. Há também objetivos relacionados à infraestrutura de apoio e fomento à inovação e além desses, um objetivo relacionado ao sistema de seleção e progressão docente, visando manter um equilíbrio entre ensino, pesquisa, extensão e as diferentes áreas de conhecimento.

Na dimensão Sustentabilidade financeira o objetivo se refere à busca de recursos extra orçamentários, uma vez que a modalidade de pesquisa tem potencial para captação de recursos.