Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Informações Institucionais

Descrição

Informações institucionais se referem àquelas prestadas a órgãos governamentais e outras Instituições/Empresas.

Dentre as informações institucionais destacam-se:

 

Prestação de Contas: Relatório de Gestão e Demonstrações Contábeis

 

O Tribunal de Contas da União é o órgão de controle externo do governo federal que auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país e contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade. Para isso, tem como meta ser referência na promoção de uma Administração Pública efetiva, ética, ágil e responsável.

O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.

O processo de prestação de contas é um processo de trabalho do controle externo, destinado a avaliar e julgar o desempenho e a conformidade da gestão tendo como base documentos, informações e demonstrativos de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional ou patrimonial, obtidos direta ou indiretamente.

Os relatórios de gestão se constituem de documentos, informações e demonstrativos de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional ou patrimonial, organizado para permitir a visão sistêmica do desempenho e da conformidade da gestão dos responsáveis por uma ou mais unidades jurisdicionadas durante um exercício financeiro.

Relatórios Anuais de Gestão

Saiba mais em Prestação de Contas TCU

 

Indicadores de Gestão TCU

 

Indicadores de Gestão TCU é a construção de série histórica para acompanhar a evolução de aspectos relevantes do desempenho de todas as IFES, o que poderá indicar, ao longo dos anos, a necessidade de aperfeiçoamentos em áreas específicas, ou mesmo a correção de eventuais disfunções. As informações gerenciais extraídas desse acompanhamento deverão servir de subsídio para selecionar áreas a serem estudadas com maior profundidade pelos Controles Interno e Externo. Essa seleção orientará trabalhos como a análise das Contas do Governo e auditorias de natureza operacional, direcionadas à identificação de boas práticas e de oportunidades de melhoria na gestão. No mesmo sentido, esses dados poderão ser utilizados pelo Ministério da Educação, no monitoramento já realizado das ações e resultados das IFES. Espera-se também que o acompanhamento da evolução desses indicadores possa ser útil como ferramenta de apoio à necessária autoavaliação institucional.

Embora reconhecendo que os indicadores devem ser considerados apenas como ferramenta auxiliar no acompanhamento do desempenho das entidades, o propósito último é contribuir para o aprimoramento da gestão das instituições federais de ensino superior.

 

Rankings: THE WUR, RUF, QS E Guia do Estudante

 

Rankings são avaliações anuais do ensino superior que possuem indicadores/aspectos de ensino, pesquisa, internacionalização, inovação, mercado/empregabilidade. Utilizando-se esses indicadores há uma classificação que demonstra as melhores entre as universidades nacionais e internacionais, públicas ou privadas.

Links de Rankings:

 

O Times Higher Education World University Rankings, foi criado em 2004, e fornece uma lista das melhores universidades do mundo, avaliadas nos temas: ensino, pesquisa, perspectiva internacional, reputação e muito mais. Os dados da THE são confiáveis ​​para os governos e as universidades, pois são um recurso para os alunos escolher onde estudar.

 

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Na edição de 2017 há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos.

No ranking de universidades estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Saiba O que é RUF

 

O Ranking QS Top Universoties compara as melhores universidades do mundo por país e região. São mais de 1000 universidades que participam do ranking e dez tipos de classificações:

     1. QS World University Rankings por Assunto identifica as universidades mais fortes do mundo em 48 áreas individuais.

     2. QS Graduate Employability Rankings identifica quais universidades estão produzindo os graduados mais empregáveis? Este ranking destaca o melhor do mundo em promover conexões entre empregadores e estudantes.

     3. QS Business Masters Rankings avalia os melhores programas de pós-graduação em finanças, gestão e análise de negócios em todo o mundo.

     4. QS Global MBA Rankings é publicado em parceria com nosso site irmão TopMBA.com e classifica os melhores programas de MBA em tempo integral do mundo.

     5. QS University Rankings by Region identifica onde estão as melhores cidades do mundo para estudantes internacionais. Descubra com este ranking as 100 melhores cidades estudantis do mundo.

     6. QS BRICS Rankings identifica as universidades mais fortes nos mercados emergentes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

     7. QS Asian University Rankings destaca mais de 400 das melhores universidades nesta região em rápida mudança.

     8. QS Latin America Rankings identifica as melhores universidades da América Latina com o ranking dedicado da QS, que reflete o ritmo acelerado de desenvolvimento nesta região.

     9. QS Arab Region Rankings compare as melhores universidades dos países árabes com a primeira classificação do mundo para a região, agora com cerca de 150 universidades.

     10. QS Top 50 Under 50 destaca as 50 melhores universidades do mundo estabelecidas nos últimos 50 anos, com base na mais recente edição do QS World University Rankings.

 


Contato