Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

CAPES POSSUI UM CONJUNTO DE EDITAIS ABERTOS PARA PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

A PRPGP informa que a CAPES está com um conjunto significativo de editais abertos, cuja data limite para apresentação de propostas para 31 de março, na sua maioria. Os objetivos desses editais são os variados possíveis atendendo a diferentes demandas e necessidades de fomento e financiamento.

Informamos também que outros editais estão disponíveis na Pagina da CAPES, em “editais Abertos” e na Página da PRPGP, menu EDITAIS “Editais Externos.

A PRPGP se coloca a disposição de todos interessados para mais informações e auxiliar no que for necessário para viabilizar o encaminhamento de projetos vinculados a UFSM.

Resumos dos Objetivos dos Principais Editais CAPES:

Edital CGCI no 071/2010 Programa de Associação para Fortalecimento da Pós-Graduação Setor Educacional do MERCOSUL Processo Seletivo 2010/2011

“Tem como objetivo o apoio ao intercâmbio acadêmico binacional, mediante o qual, um curso de pós-graduação (PROMOTOR) fortaleça outro curso (RECEPTOR), nas modalidades de pós-doutorado, doutorado ou mestrado em todas as áreas do conhecimento entre Instituições de Ensino Superior (IES), visando à formação de recursos humanos de alto nível, redução das desigualdades regionais e consolidação grupos de pesquisa”.

Edital CGCI no 072/2010 Programa Capes Ppcp-Mercosul Projetos Conjuntos de Pesquisa Processo Seletivo 2010/2011

“Tem como objetivo estimular o intercâmbio de docentes e pesquisadores dos Estados membros e associados do MERCOSUL, vinculados a Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior (IES), visando à formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento”.

Edital CAPES No.003/2011 Programa de Bolsas de Doutorado para Docentes – Mercosul Processo Seletivo 2011

“O programa é destinado aos docentes universitários de forma que possam realizar cursos de doutorado em universidades do MERCOSUL. Da mesma forma, busca criar vínculos entre as universidades por meio da integração e cooperação entre os docentes universitários e suas práticas de ensino aprendizagem e pesquisa”.

Edital CAPES No 004/2011 PROGRAMA CAPES – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LONDRES Aprofundando A Análise Da Docência E Liderando A Aprendizagem

“O programa tem a finalidade de capacitar docentes do ensino médio, vinculados à rede pública de educação básica, e docentes dos cursos de licenciaturas de universidades federais e estaduais, e dos institutos federais, nas modalidades de ensino presencial e a distância, preferencialmente aqueles vinculados às Instituições de Ensino Superior que ofertam cursos de licenciatura no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica – PARFOR e da Universidade Aberta do Brasil – UAB”.

Edital DRI\CGCI no 005/2011 Programa CAPES-Professor Visitante Extrangeiro Processos Seletivos em 2011 e 2012

“Seleção de projetos para o Programa Professor Visitante do Exterior –PVE, conforme o processo de no 23038.000384/2011-08, com vistas a incentivar a realização de visitas de média ou longa duração a Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, de professores e pesquisadores atuantes no exterior, cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora para os cursos de doutorado brasileiros”.