Governo libera viagens para Universidades Federais

Governo Federal editou novo Decreto permitindo que as instituições federais de ensino superior gastem o mesmo valor do ano passado com viagens e diárias. O Governo Federal ampliou o gasto com passagens e diárias que as universidades podem ter em 2011. No começo do ano, um decreto cortou em 50% esse tipo de despesa. Porém, o governo entendeu que as universidades precisam ser tratadas de maneira mais flexível, e que viagens são imprescindíveis para se cumprir objetivos de pesquisas, avaliação e participação em bancas de pós-graduação. “As passagens são instrumentos potencializadores dos principais objetivos da universidade”, afirma o reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa Junior. Ele destaca que, se o corte de 50% fosse mantido, seria uma limitação trágica para trabalhos acadêmicos essenciais. No mês passado, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) entregou uma carta à presidente Dilma Rousseff com uma série de reivindicações. Uma delas era justamente a revisão da limitação das passagens e essa decisão significa a manutenção do compromisso do Governo Federa de que a educação não sofreria cortes. Entretanto, apesar da liberação, todas as viagens internacionais ainda precisam ser autorizadas pelo Ministério da Educação.