Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

A UFSM assina Termo de Compromisso com o Programa Ciência Sem Fronteiras

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e o Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, disponibilizam na terça-feira, 16 de agosto de2011, às 16 horas, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), as primeiras duas mil bolsas de estudos da modalidade sanduíche para graduação no exterior do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF). Nesta reunião estiveram presentes os professores Alessandro Dal’Col Lúcio (CIC/PRPGP) e Ney Pippi (SAI).

Essa primeira cota se destina às mais de 250 Universidades e Institutos Federais de Educação Tecnológica que participam dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). O valor das bolsas é de US$ 870 (mais benefícios) para as universidades nos Estados Unidos e de 870 euros (mais benefícios) para as instituições na Europa.

Dentre estas universidades, a UFSM foi contemplada com cotas de bolsas de graduação sanduíche no exterior (SWG) que estarão disponíveis para a indicação a partir de 01 de setembro de 2011.

Caberá a essas entidades educacionais a seleção dos candidatos às bolsas observando os critérios estabelecidos pelo CsF. Também está a cargo das instituições o contato e as negociações com as universidades que receberão os bolsistas no exterior, sendo que estas devem estar incluídas na relação das previamente selecionadas pelo Programa.

Os estudantes candidatos também devem ter como área de estudo uma das indicadas como de interesse do CsF (Engenharia e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia; Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologia da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Tecnologia Nuclear; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologia de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Tecnologia de Transição para a Economia Verde; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias e Engenharia Construtiva, e Formação de Tecnólogos).

Além desses quesitos, o aluno candidato deverá ser bolsista PIBIC ou PIBITI e ter concluído no mínimo 40% e no máximo 80% dos créditos do curso de graduação ao qual está vinculado.

Nos próximos dias a comissão institucional, composta pela Coordenadoria de Iniciação Científica (CIC) da PRPGP, da Secretaria de Assuntos estudantis (SAI) e Pró-Reitoria de Graduação da UFSM, estarão se reunindo para estabelecer os procedimentos institucionais referentes à seleção e indicação dos candidatos, bem como lançar o edital específico para o referido Programa.

Maiores informações sobre o Programa CsF poderão ser obtidas diretamente no site http://www.cienciasemfronteiras.cnpq.br.