Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

Ministro Aloizio Mercadante (MCTI) será palestrante

A Andifes irá realizar amanhã, dia 14 de setembro, o Seminário: Pós-Graduação, Inovação e a Expansão das Universidades Federais. O evento será na sede da Associação e terá início às 8h30.

Ministro Aloizio Mercadante (MCTI) será palestrante

O seminário faz parte do ciclo de atividades da Andifes para construir diretrizes para uma expansão das universidades federais.

Na abertura do encontro o ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação Aloizio Mercadante, o presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins (UFOP) e o coordenador do Cólégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Ifes (Copropi) da Andifes, Hélio Leães, farão a sessão de abertura.

Inovação nas IFES

O reitor Alvaro Prata (UFSC) irá discutir o tema: Universidade e a Inovação Tecnológica: da idéia à geração de emprego e renda. Logo depois, o reitor Renato de Aquino (UNIFEI) irá falar sobre Inovação e Empreendedorismo

O Pró-reitor Danilo Giroldo (COPROPI) apresentará um estudo sobre a Distribuição Geográfica da Pós-graduação e as suas relações com Indicadores Socioeconômicos no Brasil.  Em seguida, o professor José Ivonildo do Rêgo (UFRN) divulgará dados sobre a evolução da Pós-graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior.

CNPq

O vice-presidente do CNPq, Manoel Barral Neto, ministrará palestra sobre o Papel do Programa “Ciência sem Fronteiras” na Internacionalização Ativa e Passiva da Pós-graduação Brasileira.

CAPES/SESu

O Presidente da CAPES, Jorge Guimarães, irá abordar os desafios do PNPG 2011-2020 para Consolidação da Pós-graduação Brasileira e os desafios para as IFES. Na sequência, o Secretário Luiz Cláudio Costa (SESu) falará sobre o novo PAPG e suas 3 vertentes: Programa de Demanda Induzida; Programa TOP200   e   o   Programa   especial   de   Fortalecimento   da   Pós-graduação   nas novas IFES e Unidades Descentralizadas.

O encerramento está previsto para às 18h.  Mais informações:

Elô Bittencourt Assessora de Comunicação Andifes 61-33216341