Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

Revista Brasileira de Iniciação Científica.

edição especial da Revista Brasileira de Iniciação Científica com os trabalhos premiados na Jornada Acadêmica Integrada (JAI) 2018 da UFSM já está disponível.

O coordenador de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Paulo Cesar Piquini, explica que é publicada uma edição especial da UFSM na Revista Brasileira de Iniciação Científica desde 2016 (confira no link).

A publicação deve-se ao número expressivo de trabalhos de iniciação científica produzidos na Universidade e apresentados na JAI. Por exemplo, em 2016 foram 2.299 trabalhos; em 2017, 2.577; e em 2018, 2.676 trabalhos de iniciação científica apresentados na JAI.

Destes, foram selecionados apenas 40. “Isso faz com que estes trabalhos tenham qualidade suficiente para merecerem publicação na revista, que reserva, então, uma edição especial anual para a UFSM”, relata Piquini.

Na planilha dos premiados constam somente 36 trabalhos. Isto porque um dos centros de ensino indicou um número menor do que lhe seria de direito. Isso ocorreu porque cada aluno indicado significa uma participação financeira numa outra premiação dada aos 40 melhores trabalhos, que é a participação na Jornada Nacional de Iniciação Científica, realizada anualmente durante a reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O referido centro de ensino preferiu indicar um número aquém do que lhe caberia por conta dos custos envolvidos. “Infelizmente, nesse ano de 2019 não pudemos participar da Jornada Nacional de Iniciação Científica, devido aos cortes no orçamento da UFSM”, relata Piquini.

Os autores (aluno apresentador e orientador) dos 36 trabalhos selecionados foram convidados para enviar seus artigos para a edição especial da Revista Brasileira de Iniciação Científica.