Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

Assistência estudantil para estudantes de Pós-graduação

Os Programas de assistência estudantil incluem moradia, alimentação e auxílio transporte. Para ter acesso aos Programas de assistência estudantil, você deve inicialmente solicitar Benefício Socioeconômico junto à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), que é o órgão responsável por coordenar os programas de assistência estudantil da UFSM.

Quem pode solicitar Benefício Socioeconômico (BSE) e como solicitar?

O BSE é um direito do aluno da UFSM regularmente matriculado em cursos de pós-graduação presenciais, que se encontra em situação de vulnerabilidade social. O Edital Público é aberto no início do semestre letivo. Você pode acompanhar junto a PRAE o lançamento do Edital e os requisitos necessários para aprovação do BSE.

Moradia estudantil

A Casa do Estudante Universitário III (CEU III) localizada no Campus Camobi (Santa Maria) destina-se aos alunos da pós-graduação que possuem BSE deferido pela PRAE e não possuem grupo familiar residente ou com imóvel residencial em Santa Maria.. A seleção é feita através de Edital Público de Moradia publicado pela PRAE.

Restaurante Universitário

A UFSM conta com Restaurantes Universitários nos campi de Camobi (Santa Maria), Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul. São servidos desjejum, almoço e jantar. Todos os alunos de pós-graduação possuem acesso aos Restaurantes Universitários, mas alunos com BSE aprovado possuem isenção de custo para realização das refeições.

Auxílio-transporte

O auxílio transporte consiste no custeio parcial do transporte urbano intramunicipal para estudantes regularmente matriculado em cursos de pós-graduação presenciais da UFSM. Para ter acesso ao auxílio é necessário possuir BSE aprovado pela PRAE e comprovar a necessidade de deslocamento até a sede do curso e/ ou onde são desenvolvidas as atividades curriculares por meio do uso do transporte urbano. O auxílio é concedido através de Edital publicado pela PRAE.