Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Biotério Central

O Biotério Central da Universidade Federal de Santa Maria tem como principal finalidade a centralização da produção, manutenção e experimentação com modelos murinos para pesquisadores da área biomédica da UFSM, bem como, para outras Instituições de ensino e pesquisa. Sua estrutura física está vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, atuando como um órgão auxiliar.

Como solicitar animais

Para fazer a solicitação de animais, o pesquisador deverá acessar a página do Biotério Central http://bioterioonline.ufsm.br, clicar em LOGIN PESQUISADOR e digitar o mesmo CPF e a mesma senha do Sistema CEUA/UFSM (do projeto que deseja solicitar os animais). O pesquisador visualizará uma tela com todos os seus projetos aprovados e em andamento (com “status” ativo), devendo “SOLICITAR” (fazer o pedido) apenas do projeto que deseja receber os animais.

Após, deverá preencher no campo “N desejado” o número de animais que deseja receber e no campo “Agendar para” a data desejada. A data será avaliada conforme a possibilidade de fornecimento dos animais, levando em consideração o tempo hábil para  produção (tempo de acasalamento, gestação e crescimento) e a quantidade de pedidos já existentes. Está disponível no sistema, SIB, uma tabela com o tempo mínimo de antecedência que os pedidos devem ser realizados, para todas as espécies e linhagens de roedores produzidos no Biotério Central da UFSM, a fim de auxiliar os pesquisadores na programação dos seus pedidos.

Para pesquisadores externos à UFSM, o pedido de animais deverá ser encaminhado para o e-mail bioterio@ufsm.br acompanhado da carta de aprovação da CEUA de sua instituição. O fornecimento dos animais também seguirá os mesmos prazos estipulados anteriormente. Dúvidas também poderão ser esclarecidas pelos telefones (55) 3220-7966 ou 3220-7965.