Ir para o conteúdo JAI Ir para o menu JAI Ir para a busca no site JAI Ir para o rodapé JAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Perguntas Frequentes

1. O Resumo é simples ou estendido?

R: O resumo é simples, de no máximo uma página. Veja instruções no Menu DOCUMENTOS > Template e Instruções para Resumos.

2. Posso submeter mais de um trabalho como apresentador?

R: Você pode submeter somente um trabalho como APRESENTADOR por evento. Há quatro eventos: Salão de Iniciação Científica, Salão de Pós-Graduação, Salão de Extensão e Mostra de Ensino. 

3. É necessário colocar referências no meu resumo?

R: Isso depende da real necessidade para a compreensão de seu resumo. Converse com seu orientador sobre isso. Em geral, espera-se que as referências imprescindíveis estejam contidas no resumo. Nem sempre são necessárias. Caso você julgue necessário, as referências devem aparecer após o texto do resumo.

4. Haverá financiamento para confecção dos banners?

R: Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, não haverá modalidade de apresentação de trabalho com banner.
Cada Centro de Ensino decide isso. Procure o Gabinete de Projetos do seu Centro de Ensino. A Coordenadoria de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa não financia a confecção de banners.

5. Como funcionarão os módulos temáticos?

R: Cada módulo temático é constituído de uma sessão oral. Em 2020, as apresentações orais serão realizadas online, via plataforma Google Meet.

 6. Quantos participantes podem ser inscritos em um único trabalho?

R: Cada trabalho tem que ter obrigatoriamente 1(um) apresentador e 1(um) orientador. A inscrição de coautores é opcional e pode chegar ao número máximo de 5 (cinco) coautores.  

7. Quais são os tipos de apresentação?

A 35ª JAI permite inscrições para apresentação nos formatos “Oral” e “Apresentações Performativas”. O modo “Apresentações performativas” é restrito aos alunos das áreas de Dança, Música e Artes Cênicas.

Apresentações Orais: todos os trabalhos do modo “Oral” serão apresentados em vídeo conferência usando a Plataforma Google Meet. Os módulos temáticos serão organizados em salas virtuais. Cada sala virtual conterá aproximadamente 10 (dez) apresentadores, um coordenador e um avaliador. Cada apresentador terá 10 (dez) minutos para sua apresentação. Os
primeiros 07 (sete) minutos para a apresentação do aluno e os restantes três minutos para eventuais perguntas e/ou comentários. O coordenador do módulo disponibilizará a visualização do arquivo enviado pelo apresentador, quando de sua inscrição. O aluno
inscrito deverá estar presente na sala virtual e será então convidado a apresentar o arquivo.

Apresentações performativas: estes trabalhos também serão apresentados em vídeo conferência da Plataforma Google
Meet e também serão organizados em salas virtuais. O módulo conterá no mínimo um coordenador e um avaliador sendo que o número de apresentações e seu formato será definido por comissão específica e informado oportunamente aos apresentadores dos trabalhos aprovados.

8. Como se inscrever na 35ª JAI?