Ir para o conteúdo Equipamentos Multiusuários Ir para o menu Equipamentos Multiusuários Ir para a busca no site Equipamentos Multiusuários Ir para o rodapé Equipamentos Multiusuários
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sistema de Telemetria Data Sciences International (DSI).



DADOS DO COORDENADOR DO SUBPROJETO

·        Nome: Prof. Dr. Carlos Fernando de Mello 

·        Contato Telefônico: (55)3220-8645

·        E-mail:  mello.cf@gmail.com 

 DADOS DO RESPONSÁVEL PELO EQUIPAMENTO 

·        Nome: Prof. Dr. Luiz Fernando Freire Royes 

·        Contato Telefônico: (55)3220-6155.

·        E-mail: nandoroyes@yahoo.com.br

INFORMAÇÕES DO EQUIPAMENTO 

·        Localização: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos (prédio 51), Sala 1003 Laboratório de Bioquímica do Exercício (BioEx/UFSM).

·          Descrição Técnica: Transmissores implantáveis pequenos. Transmissores implantáveis médios. Receptores para pequenos animais. Receptores para grandes animais. Câmeras para vídeo-monitoramento. Matrizes para troca de dados. Computadores para aquisição e análise de dados

·         Funcionalidades: O sistema de telemetria d DSI permite o monitoramento e coleta de dados de animais experimentais conscientes e com total liberdade de movimentos como, por exemplo, eletroencefalograma, eletrocardiograma, e eletromiografia

·             Número de Patrimônio: UFSM 226300  e  FATEC  024715

·             Página da Internet: http://w3.ufsm.br/bioex

INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DO EQUIPAMENTO 

·             Quem opera o equipamento: Iuri Domingues Della Pace (Doutorando – PPGFARMACO) Luís Roberto Hart da Silva (Mestrando – PPGBTOX).

·             Forma de utilização do equipamento: Preparo dos animais para o procedimento cirúrgico. Cirurgia estereotáxica para implantação do transmissor de telemetria. Período de recuperação pós-cirúrgico em biotério apropriado. Habituação dos animais ao ambiente do equipamento. Ativação do equipamento e do software para aquisição de dados. Configuração dos parâmetros a serem analisados. Ativação dos transmissores implantados. Registro dos potenciais bioelétricos desejados para cada amostra. Desativação dos transmissores implantados. Salvamento dos registros em backup e desligamento do equipamento. Direcionamento dos animais para demais procedimentos experimentais. Análise dos registros off-line.

·            Treinamento: Sim

              Quem oferece: Treinamento avançado com a Data Sciences International (DSI), empresa fornecedora do equipamento. Treinamento básico com pessoal autorizado do Laboratório de Bioquímica do Exercício (BioEx/UFSM).

                   Local, dia e hora: O treinamento pode ser realizado após agendamento com pessoal autorizado.

                   Custos envolvidos no treinamento: O custo do treinamento com a DSI deve ser consultado diretamente com a empresa.

CUSTOS OPERACIONAIS 

·         Consumíveis: Transmissores implantáveis individuais. Material cirúrgico utilizado para implantação das sondas, como anestesia (xilazina e cetamina), analgésico (dipirona sódica), anti-inflamatório (meloxicam), iodo, gases, fios para sutura agulhado, resina acrílica líquida e em pó, soro fisiológico, campos cirúrgicos descartáveis, materiais cirúrgicos (tesouras, pinças hemostáticas, bisturis, espátulas), etc.

·      Taxa de Manutenção: US$ 2.940,00 por transmissor (importação direta) da telemetria para uso contínuo de 6 semanas. A importação do dos transmissores deve ser feita pelo próprio pesquisador interessado. R$ 50,00 por animal em material de consumo para cirurgia estereotáxica. Os materiais podem ser comprados pelo próprio pesquisador interessado.

AGENDAMENTO 

·         Forma de Agendamento: Prof. Dr. Luiz Fernando Freire Royes (55) 3220 6155, nandoroyes@yahoo.com.br. De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

OUTRAS INFORMAÇÕES 

          O equipamento é operado exclusivamente por pessoal treinado pela Data Sciences International (DSI), sob autorização do responsável Prof. Dr. Luiz Fernando Freire Royes.

FOTO EQUIPAMENTO

sistema telemetria

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-775-650

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes