Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

Aviso de Conectividade Saber Mais

Cadastro de Bolsa Demanda Social/CAPES

Descrição

A partir de novembro/21, todos os cadastros de bolsas do Programa de Demanda Social/CAPES devem ser solicitados via PEN – Processo Eletrônico Nacional. Para tanto, o processo deve ser aberto pelo(a) interessado(a), que é o(a) próprio(a) discente. O processo mencionado reunirá os arquivos relativos ao seu vínculo como bolsista e pode ser acessado pelo(a) discente quando houver necessidade de utilizar algum destes arquivos.

Tutorial para discentes:

1. O(a) discente contemplado(a) com bolsa deve ter assinatura eletrônica cadastrada no PEN-SIE (tutorial).
2. Efetuar o download do formulário de cadastro disponível nos documentos abaixo, nesta página. Após o preenchimento com os dados solicitados, salvar o arquivo no formato PDF para posterior envio.
3. Em seguida, clicar no botão “Abrir processo (PEN)” no fim desta página e realizar login, com o número da matrícula e a senha do portal do aluno.
4. Durante o preenchimento, no campo “Tipo Documental”, digitar o código 134.62 e selecionar “Processo de registro e acompanhamento de bolsista de pós-graduação DS/CAPES”. Após, clicar em “Salvar”.

5. Na tela “Documentos” aparece a lista de documentos a serem inseridos, indicando quais são obrigatórios – sem a inclusão destes não é possível avançar. Para adicionar o documento solicitado basta clicar no botão “+Adicionar”.
OBS.: Caso o Programa de Pós-Graduação (PPG) solicite outros documentos, como documento com foto, comprovante de residência, por exemplo, estes devem ser inseridos através do botão “Inserir outros documentos”.

5.1 FORMULÁRIO DE CADASATRO DE BOLSISTA DE PÓS-GRADUAÇÃO (134.62) – Preencher os seguintes campos:

• Tipo documental: preenchido automaticamente, conforme opção escolhida na tela anterior;
  • Arquivo: realizar o upload do arquivo mencionado no passo 2 deste tutorial, obrigatoriamente no formato PDF, não ultrapassando o limite de 25MB;
  • O documento inserido foi: “Gerado eletronicamente” (quando o original estiver sendo elaborado a partir de um editor de textos e salvo em PDF);
  • Tipo de conferência: “Sem autenticação”;
  • Assinar documento: Marcar “Sim”.
    IMPORTANTE:
    o documento não assinado não tem validade.

5.2 COMPROVANTE DE DADOS BANCÁRIOS (052.22) – pode ser cópia do cartão, cópia do contrato, cópia de extrato bancário, print de tela de aplicativo. Preencher os seguintes campos:

• Arquivo: realizar o upload do arquivo, obrigatoriamente no formato PDF, não ultrapassando o limite de 25MB;
  • O documento inserido foi: “Digitalizado”;
  • Tipo de conferência: “Sem autenticação”;
  • Assinar documento: Marcar “Não”.

5.3 COMPROVANTE DE AFASTAMENTO INTEGRAL DE BOLSISTA DE PÓS-GRADUAÇÃO – Conforme Portaria nº 76/10 CAPES, Art. 9º, II  e IX, a. Preencher os seguintes campos:

• O documento inserido foi: “Digitalizado”;
  • Tipo de conferência: “Sem autenticação”;
  • Assinar documento: Marcar “Não”.
    ATENÇÃO: O(s) documento(s) salvos não poderá(ão) mais ser removido(s). Portanto, confira no ícone de “Detalhes” se você anexou o arquivo correto para cada tipo de documento e, caso necessário, exclua o arquivo anexado por engano e inclua correto antes de salvar.

6. Ao salvar o novo processo, é criado um Número Único de Protocolo – NUP, pelo qual pode-se acompanhar a tramitação através da consulta de processos, no Portal Documentos.

7. Na sequência, será solicitada a confirmação de suas credenciais para assinatura do formulário. Selecione o vínculo, confirme a sua senha e clique em OK.

8. Para dar andamento ao processo, basta clicar na opção “Tramitar”.

9. Na tela seguinte, o campo “Próximo passo”, e “Destino” serão preenchidos automaticamente. O campo de “Despacho” fica livre para digitar algo ou pode-se escolher um dos botões pré-estabelecidos.
→ Basta clicar no botão “Tramitar” para enviar o processo à Coordenação do Curso, que irá providenciar o restante das assinaturas e, posteriormente, tramitará para a PRPGP, que realiza o registro do cadastro no sistema.

Tutorial para Secretarias, Coordenações e Comissões de Bolsas:

O Processo PEN originado pelo(a) bolsista, com os documentos de cadastro de bolsa, irá centralizar todas as operações e procedimentos relacionados à bolsa, como a prorrogação, a suspensão e o cancelamento.
1. O PEN criado pelo(a) discente, bem como os documentos em anexo, deve ser conferido pelo PPG.
OBS.: Havendo algum erro nos documentos inseridos pelo(a) discente, devolver o processo ao(à) aluno(a) e orientar correção.
2. O(a) Coordenador(a) do PPG deve acessar o PEN na Caixa Postal e clicar na chave ao lado do arquivo “Formulário de cadastro de bolsista de Pós-Graduação” para assinar. Após, tramitar para a Comissão de Bolsas do PPG, que deve estar previamente cadastrada no PEN, através da página de serviço “Cadastro e atualização de Comissões (Órgãos Colegiados)“.
3. Um(a) integrante da Comissão deve assinar o mesmo documento (formulário de cadastro) e tramitar para a CPG/PRPGP (01.09.01.00.00).
4. A CPG/PRPGP, após conferir os documentos e realizar o cadastro da bolsa, devolverá o PEN para o PPG, como comprovante de cadastro efetuado.
OBS.: Modelo de planilha de controle de bolsistas para os PPGs disponível nos documentos abaixo.

Público Alvo
Discentes e Programas de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado acadêmico), contemplados com bolsa Demanda Social/CAPES.