Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

Dispensa online disciplinas da Graduação por disciplinas PG

Descrição

O sistema virtual de dispensa de disciplinas de graduação está disponível no Portal do Aluno na aba “ALTERAÇÃO CURRICULAR” e pode ser usado por acadêmicos interessados em solicitar dispensa de disciplinas cursadas em Cursos de mesmo nível ou de nível superior – como de graduação para graduação ou de pós-graduação para a graduação – internos ou externos à UFSM.

Com isso, os alunos da graduação da UFSM utilizam disciplinas da pós-graduação para solicitar a dispensa de disciplinas da graduação e, para o bom andamento dos processos de dispensa de disciplinas no sistema online de dispensa de disciplinas de graduação, é preciso que os programas/ementas das disciplinas da pós-graduação estejam inseridas no sistema da UFSM (SIE).

Assim, a Coordenadoria de Registro e Matrícula (COREM – PROGRAD) necessita que o conteúdo programático da disciplina e a bibliografia estejam cadastradas no SIE para que seja verificava a equivalência pelos cursos de graduação. Os programas de pós-graduação são responsáveis pela geração dos documentos das disciplinas de pós-graduação e podem sobre demanda ou realizando o cadastro de programa de todas as suas disciplinas.

Nos documentos abaixo constam os documentos sobre o serviço e o tutorial para o cadastro destes programas.

Maiores informações também podem ser encontradas no serviço Cadastro do programas/ementas das disciplinas

Links importantes:
Manual-para-correções-de-solicitações-de-dispensas-on-line

Resolução-N.-025.2017-DISPENSA-DE-DISCIPLINAS-DE-GRADUAÇÃO

Tutorial-Dispensa-Aluno-2018

Manual Dispensa Online-2021

Público Alvo
Servidores dos cursos da pós-graduação da UFSM