Ir para o conteúdo Conexus Bioma Pampa Ir para o menu Conexus Bioma Pampa Ir para a busca no site Conexus Bioma Pampa Ir para o rodapé Conexus Bioma Pampa

Programa Conexus Bioma Pampa participa do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia em Aracaju, SE

Abertura do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, no dia 4 de novembro, com cerca de 3000 participantes.

A equipe do Programa Conexus marcou presença no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado nos dias 04 a 07 de novembro de 2019, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Aracaju, SE. A temática deste ano foi “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”.

As bolsistas Camila Tavares e Jéssica Croda apresentaram trabalho no modelo de Relato de Experiência Técnica, intitulado “Programa Conexus Bioma Pampa: Metodologias participativas na construção do conhecimento agroecológico nos assentamentos da reforma agrária na região sul do Brasil”. A apresentação ocorreu na forma de vídeo, no eixo temático sobre Construção do Conhecimento Agroecológico e Redes Comunitárias.

Apresentação do vídeo.

Uma novidade desse CBA foi as atividades autogestionadas, e o Programa Conexus não ficou de fora. Foi realizada a oficina dentro da programação do CBA no dia 06 de novembro, com o título “Restauração de terra e de gente: Agrofloresta como mecanismo de transformação”. Na oficina, foi apresentada a metodologia participativa utilizada pelo Conexus para diagnóstico dos quintais agroflorestais, denominada de gráfico de radar.

O objetivo da oficina foi mostrar a importância de analisar de forma coletiva e sistêmica o agroecossistema, e evidenciar o potencial da agrofloresta para gerar agentes restauradores, destacando o nosso papel para promover a melhoria nos sistemas, além de proporcionar a aproximação e fortalecimento de grupos/famílias e diversos benefícios ambientais e serviços ecossistêmicos. A oficina contou com 22 participantes de diferentes regiões do País, com muita troca de conhecimentos e experiências.

Confira as imagens da oficina no XI CBA.

Deixamos um agradecimento muito especial ao Centro Acadêmico do curso de Agroecologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), campus São Lourenço do Sul, RS, pela disponibilidade de vaga no ônibus para o CBA. Foram 6 dias (3 de ida e 3 de volta) de viagem, do Sul ao Nordeste do país, com muita troca de saberes e articulação para o fortalecimento da Agroecologia na nossa região.