
O Idiomas sem Fronteiras surgiu no seio do Ministério de Educação, como forma de capacitar estudantes brasileiros para a internacionalização, com cursos de línguas estrangeiras. A Universidade Federal de Santa Maria participa desde o início do programa, cujo em ensino de língua prioriza o contexto universitário.
Na UFSM, são oferecidos cursos gratuitos de alemão, espanhol, inglês, italiano e português para estrangeiros, sempre pensando o uso da língua com fim acadêmico. Dessa forma, temos cursos em módulos de 16 a 48 horas de aula, para servidores e estudantes da UFSM, e também para professores da Rede Básica de ensino.
Os professores desses cursos são bolsistas em residência docente, sejam eles graduandos e recém graduados em licenciaturas de língua estrangeira, sob a coordenação dos professores da UFSM responsáveis por cada um dos idiomas ensinados. Dessa forma, o projeto do Idiomas sem Fronteiras também contempla a formação continuada de professores de línguas estrangeiras, orientando-os na especificidade do ensino de línguas para fins acadêmicos.