Ir para o conteúdo Adote uma Lesão Ir para o menu Adote uma Lesão Ir para a busca no site Adote uma Lesão Ir para o rodapé Adote uma Lesão
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O que é adotar uma lesão?



No Brasil, as lesões cutâneas são um problema de saúde pública, uma vem que as pessoas acometidas por esta enfermidade têm seu estilo de vida alterado devido à dor, dificuldade de mobilidade, baixa autoestima e diminuição da capacidade para o trabalho. A fim de aumentar a efetividade do manejo e cicatrização das lesões, bem como a relação paciente-profissional da saúde, torna-se essencial a adoção de uma lesão.

Adotar uma lesão é um processo em que o profissional da saúde adota a lesão cutânea, mas com corresponsabilidade do paciente e de seus cuidadores e com cuidado multiprofissional, até a reepitelização completa da lesão. É com essa proposta primordial que surgiu o projeto o adote lesão, baseado em 8 princípios: conhecimento, competência, compromisso, coerência, confiança, corresponsabiolidade, capacidade e comunicação.

A interdisciplinaridade é uma marca deste projeto por envolver profissionais das diversas áreas da saúde (enfermagem, medicina, fisioterapia, biomedicina, nutrição, psicologia), pois possibilita uma atenção holística do paciente e é importante para que as diferentes visões de um mesmo problema possam “conversar entre si”, possibilitando maior efetividade, na capacitação dos graduandos e na interação com a comunidade.

Vale ressaltar que Adotar a lesão de um paciente se estende a todo indivíduo portador ou com risco de desencadear a mesma. Insere-se neste contexto todos os pacientes internados ou não, em Instituições Hospitalares, Asilares, Ambulatoriais, Domiciliares, usuários cadastrados em programas de Atenção Básica.

A escolha do produto, cobertura a ser utilizada no tratamento deve ser coerente com a fase da cicatrização e ou o estágio da lesão, avaliando os fatores que predispõe ou interferem na sua evolução (idade, doença de base, fatores nutricionais, infecções, clinica laboratorial…).

NÃO é responsabilidade do profissional da saúde fornecer ao paciente a cobertura, bem como os materiais para realização do curativo. Este projeto tem como entre muitos objetivos, envolver e comprometer os Órgãos Governamentais, Estaduais, Municipais no auxilio de recursos financeiros para o tratamento desta comorbidade, corresponsabilizando também paciente, familiar e/ou seu cuidador na reabilitação e  fechamento da lesão.

Lembrando ainda, que este Projeto se caracteriza pela Adoção de uma Lesão  até sua reparação tecidual efetiva, ou seja, para apresentação  do  Relato de Experiência, esta deverá estar totalmente reepitelizada.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-844-188

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes