Ir para o conteúdo Ateliê de textos Ir para o menu Ateliê de textos Ir para a busca no site Ateliê de textos Ir para o rodapé Ateliê de textos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ateliê de Textos participa do projeto Jornalista por 1 dia



Oito estudantes da educação básica vivenciaram a experiência de ser jornalista por um dia, na tarde da última terça-feira, dia 1º de novembro, durante a Feisma, em Santa Maria. A iniciativa é dos veículos do Grupo RBS que, em parceria com o Ateliê de Textos, ofereceram uma oficina de produção de texto jornalístico. Dez integrantes do Ateliê de Textos colaboraram nos trabalhos de produção jornalística. 

Durante a oficina, os alunos tiveram contato com as características básicas de textos para TV, Rádio e Jornal impresso e online e saíram a campo em duplas, na multifeira, com o objetivo de procurar pautas e recolher informações. Após a apuração, voltaram ao estúdio para, orientados pela equipe do Ateliê de Textos, produzir notas, notícias e reportagens e aperfeiçoar os textos por meio do processo de reescrita. 

As integrantes do Ateliê de Textos que orientaram os alunos para a reportagem para a TV foram Carla Gerhardt, Jordana Antoniolli Maran e Sabrina Damiani. As notícias para o Diário de Santa Maria foram orientadas por Graciele Carpes e Maria Cecília Castro. Camila Lima Silva e Nathália Marques Flores ajudaram os alunos a escrever os textos para a Rádio Atlântida, e os textos produzidos para a Rádio Gaúcha estavam sob a orientação de Janaina Kanitz, Marcos Ribeiro e Simone Rossi.

O projeto Jornalista por 1 dia, de acordo com seu regulamento, tem o intuito de incentivar o pensamento crítico dos estudantes e exercitar a prática da escrita criativa. As reportagens, notas e notícias realizadas durante o projeto serão divulgadas no Jornal Diário de Santa Maria, na Rádio Atlântida, Rádio Gaúcha e na RBSTV.

 unnamed.png

Estudantes e jornalistas por 1 dia e membros do Ateliê de Textos, Maria Cecília e Graciele. Foto: Cristiane Fuzer.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-801-274

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes