Ir para o conteúdo Ateliê de textos Ir para o menu Ateliê de textos Ir para a busca no site Ateliê de textos Ir para o rodapé Ateliê de textos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançamento da coletânea “Recontando Contos: o mundo contemporâneo nos clássicos” acontece em Santa Maria



A última etapa de lançamento da coletânea “Recontando Contos: o mundo contemporâneo nos clássicos” aconteceu no dia 22 de dezembro, às 19h30min, no Espaço Multiuso da UFSM. O lançamento da obra, que é o resultado da sexta edição do projeto de extensão Ateliê de Textos, coordenado pela Professora Cristiane Fuzer, finaliza o projeto no ano de 2016 e reúne os alunos-autores das escolas parceiras em Santa Maria: E.M.E.F Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, E.M.E.F. Lourenço Dalla Corte e E.M.E.F. Pinheiro Machado.

O evento começou com um coquetel que reuniu os alunos-autores, seus familiares, professores colaboradores do projeto e a equipe do Ateliê de Textos. Após a confraternização, a cerimônia teve início com uma retrospectiva das atividades do ano, com exibição de fotos dos alunos em atividades das oficinas nas escolas.

Além das fotos, uma das atividades que faz parte das oficinas do projeto foi demonstrada no evento: a contação de estórias. Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Hylda Vasconcellos, orientados pela Professora Martha Najar, que foi colaboradora do Ateliê de Textos em 2016, contaram a estória “Um novo conto da Cinderela”. O texto foi resultado da escrita conjunta dos alunos da E.M.E.F. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e está publicada na coletânea.

O evento terminou com a sessão de autógrafos dos alunos-autores, que emocionou seus familiares e envolvidos no projeto. A aluna Elizandra Rayssa Mendonça Goes, de 14 anos, que é aluna do 8º ano da Escola Pinheiro Machado, contou que sua escrita mudou após participar do Ateliê de Textos: “Eu aprendi a dar mais detalhes à estória e também a escrever com sentimento”.

E não foi só os jovens escritores que perceberam a mudança. Eliane Antônia Batista Moura, mãe da Juliane Moura Rocha, que tem 13 anos e é aluna do 6º ano na Escola Pinheiro Machado, disse: “Ela melhorou muito a leitura, teve mais facilidade para se expressar e se comunicar. Antes era uma briga para ela falar ou escrever, e agora ela até lê textos pra mim. O Ateliê ajudou ela a perder a timidez”.

Além da comemoração por mais uma edição concluída do projeto, também houve uma homenagem à Professora Maria Eulália Albuquerque, que foi a primeira apoiadora do Ateliê de Textos e a quem o livro “Recontando Contos: o mundo contemporâneo nos clássicos” é dedicado. Também foi homenageada a Professora Elisane Scapin Cargnin, que acompanha o trabalho do Ateliê de Textos desde sua primeira edição.

 


Alunos das escolas parceiras de Santa Maria em 2016 e a equipe do Ateliê de Textos. Foto: Júlia Maia.

 


Alunos do 4º ano da Escola Municipal Hylda Vasconcellos, orientados pela Professora Martha Najar, durante a contação de estórias. Foto: Júlia Maia.

 


Alunos autores durante a retrospectiva das atividades das oficinas do Ateliê de Textos.

 

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-801-282

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes