Ir para o conteúdo CAPES/PrInt Ir para o menu CAPES/PrInt Ir para a busca no site CAPES/PrInt Ir para o rodapé CAPES/PrInt
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Publicado edital para doutorado na Alemanha



A CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançaram nesta quarta-feira, 11 de agosto, o Edital nº 11/2021, do Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha, também conhecido como Doutorado CAPES/DAAD. Serão concedidas até 45 bolsas, sendo até 10 pela Fundação e até 35 pelo DAAD, com  vigência entre quatro e 48 meses.

O prazo para concorrer a uma das vagas vai até as 17h de 30 de setembro. A candidatura deve ser feita pelo preenchimento de formulário de inscrição on-line na página do programa. A divulgação do resultado está prevista para fevereiro de 2022 e o início das atividades dos bolsistas em outubro do mesmo ano.

A mensalidade das bolsas da CAPES é de €1.300,00. Os benefícios para incluem passagens ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, adicional de localidade (quando cabível) e auxílio-dependente. Ainda serão financiadas taxas acadêmicas e administrativas para os estudantes de doutorado pleno. Para orientadores brasileiros e alemães, serão pagas diárias e passagens ou auxílio-deslocamento. Os valores dos benefícios concedidos pela agência alemã seguem as normas daquele país, que podem ser conferidas aquiaqui e aqui.

Sobre o CAPES/DAAD
Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha é fruto de parceria entre a CAPES e o DAAD. Nele as Agências apoiam a formação de professores e pesquisadores de alto nível estimulando a cooperação acadêmica e o intercâmbio científico entre o Brasil e a Alemanha, contribuindo para a mobilidade entre universidades alemãs e brasileiras.

Confira o edital, o anexo III e o Termo de Outorga.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). (Brasília – Redação CCS/CAPES)

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes