Ir para o conteúdo CAPES/PrInt Ir para o menu CAPES/PrInt Ir para a busca no site CAPES/PrInt Ir para o rodapé CAPES/PrInt
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora Raquel Fonseca realiza exposição “Fotografia e Biodiversidade” na Universidade Sorbonne, em Paris



A BIODIVERSIDADE APREENDIDA PELA SINGULARIDADE DE UM OLHAR FOTOGRÁFICO

A professora Raquel Fonseca, do curso de Artes Visuais da UFSM, realiza a exposição “Fotografia e Biodiversidade” entre os dias 02 e 17 de maio de 2022, na Universitè Sorbonne Paris Nord, em Paris, França.

 

A exposição busca através da visibilidade fotográfica apresentar a natureza que, muitas vezes, olhamos sem realmente ver. O enfoque recai no entorno de Santa Maria/RS, região situada entre dois grandes biomas brasileiros: Mata Atlântica e Pampa e apresenta fotografias de gramíneas, flores, árvores, folhas, borboletas, insetos, abelhas e cogumelos esperando que sua conservação não permaneça apenas do domínio da imagem.

 

De acordo com a curadoria “Ver e apreender pela fotografia é uma maneira de compartilhar e sensibilizar o espectador da necessidade de preservarmos a diversidade do meio ambiente. Desta maneira, é possível ver com novos olhos a singular beleza de uma natureza muitas vezes legada à depredação humana. Olhar a natureza do ponto de vista da fotografia é também realizar uma viagem de descoberta através da escolha, dos enquadramentos feitos para outros olhares. Tornar este bioma visível através da beleza artificial da imagem fotográfica significa encontrar pistas que favorecem a conscientização de preservar a biodiversidade existente quando sabemos que o planeta Terra reclama novos comportamentos por meio de sinais do nefasto desequilíbrio de bioma do qual também fazemos parte.”

 

As fotos da exposição podem ser acessadas clicando aqui.

 

Essa atividade integra as ações do Projeto Saúde Única do CAPES-PRINT/UFSM, do qual a Profa. Raquel participa.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-798-703

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes