Ir para o conteúdo Banco de Políticas Públicas sobre Línguas no Brasil Ir para o menu Banco de Políticas Públicas sobre Línguas no Brasil Ir para a busca no site Banco de Políticas Públicas sobre Línguas no Brasil Ir para o rodapé Banco de Políticas Públicas sobre Línguas no Brasil
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

BPL por aí

Evento: Encontro com a pesquisa
No dia 24 de abril de 2019, Eduarda Rodrigues e Emili Fano apresentaram o projeto no evento “Encontro com a Pesquisa”, promovido pelo PET Letras e pela Coordenação do Curso de Letras Bacharelado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo do evento foi divulgar as atividades desenvolvidas pelos professores e alunos dos Cursos de Letras da UFSM. Confira acima algumas fotos do evento.

Fotos: Arquivo pessoal Eduarda Rodrigues.

Evento: JAI UFSM 2018
No dia 23 de outubro de 2018, Eduarda Rodrigues apresentou o trabalho “Banco de Políticas Públicas sobre Línguas no Brasil: Construção de Arquivo e Produção de Conhecimento”, na 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Confira acima algumas fotos do evento.

Fotos: Arquivo pessoal Eduarda Rodrigues.

Evento: XXV Seminário Corpus
No dia 17 de setembro de 2018, integrantes do grupo BPL participaram do XXV Seminário Corpus, realizado no espaço multidisciplinar da UFSM, em Silveira Martins. No encontro, as integrantes do BPL participaram de uma roda de conversa, na qual foram discutidas questões sobre arquivo e memória.

Fotos: Arquivo pessoal Eduarda Rodrigues.

Evento: IV SINEL E V SNEL
Nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2019, Eduarda Figueiredo Rodrigues participou do IV Seminário Internacional (SINEL) e V Seminário Nacional em Estudos da Linguagem (SNEL), que ocorreu na UNIOSTE, em Cascavel/Paraná. A acadêmica participou do simpósio “Discurso, corpus e arquivo” apresentando o trabalho “Banco de Políticas sobre Línguas no Brasil: construção de arquivo e produção do conhecimento”. Confira acima uma foto do momento da apresentação.

Foto: Arquivo pessoal Eduarda Rodrigues.

Evento: JAI UFSM 2019
No dia 22 de outubro de 2019, Eduarda Figueiredo Rodrigues apresentou na 34ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM o trabalho intitulado “Quero a língua de volta: análise das questões de promoção, proteção e defesa da língua nacional com base em legislações que tratam de estrangeirismos”. O trabalho resulta de uma pesquisa desenvolvida  a partir das legislações que tratam de estrangeirismos e que compõem o arquivo do BPL. Confira acima um registro do momento.

Foto: arquivo pessoal Eduarda Rodrigues.

Evento: JAI UFSM 2020
No dia 20 de outubro de 2020, Eduarda Figueiredo Rodrigues e Francisca Rafaela Bernardy participaram da 35ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), promovida pela UFSM, que ocorreu de maneira online pela plataforma Google Meet. Eduarda apresentou o trabalho intitulado “Construção de arquivo e produção de conhecimento sobre políticas de língua a partir do Banco de Políticas Públicas sobre língua no Brasil (BPL)”, e Francisca o trabalho “A Manualização do Saber Linguístico: Linguagem Inclusiva nas Leis”. Confira acima alguns registros das apresentações.

Fotos: Arquivo pessoal Eduarda Rodrigues e Francisca Bernardy.

Entrevista: Hvinte Legal
No dia 15 de outubro de 2021, a professora Larissa Montagner Cervo, responsável pelo BPL, junto ao seu orientando Giovani Stefanello, graduando em Letras, conversaram sobre o projeto de pesquisa com a Professora e Procuradora do Município de Santa Maria Carolina Lisowski, em entrevista para o canal Hvinte Legal.
Link para a entrevista: https://youtu.be/7kWCwsmxmC8

Fotos: vídeo do Youtube.

Evento: JAI UFSM 2021
No dia 23 de novembro de 2021, Eduarda Figueiredo Rodrigues, Francisca Rafaela Bernardy e Giovani Stefanello participaram da 36ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), promovida pela UFSM, que ocorreu de maneira online pela plataforma Google Meet. Eduarda apresentou o trabalho intitulado “O processo de produção de arquivo do Banco de Políticas Públicas sobre língua no Brasil (BPL)”,  Francisca o trabalho “O sexismo na língua sob a perspectiva do Manual prático de linguagem inclusiva, de André Fischer” e Giovani Stefanello “Getúlio Vargas e as Políticas de Língua: ressonância e discursos acerca do ideal de nacionalidade”. Confira acima alguns registros das apresentações.

Fotos: Arquivo pessoal Eduarda Rodrigues.