Ir para o conteúdo Conexus Bioma Pampa Ir para o menu Conexus Bioma Pampa Ir para a busca no site Conexus Bioma Pampa Ir para o rodapé Conexus Bioma Pampa
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conexus Bioma Pampa promove a Oficina de enriquecimento de saberes e quintais agroflorestais no município de Piratini, RS



Nos dias 23 a 25 de outubro de 2019 ocorreu a primeira oficina de enriquecimento dos quintais agroflorestais no munícipio de Piratini, RS, nos assentamentos da reforma agrária assistidos pelo Programa Conexus Bioma Pampa.

Foram introduzidas novas espécies florestais aos quintais, entre elas espécies frutíferas, madeireiras e medicinais, escolhidas pelas famílias. A muvuca de sementes foi a técnica utilizada para auxiliar na cobertura e adubação do solo. Também foi realizada a aplicação de vermicomposto líquido, produzido pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, pertencente à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, antiga Fepagro, para complementar a adubação e fortalecer as espécies dos quintais.

Após as atividades de enriquecimento, foram coletados indicadores da abordagem Nexus junto com as famílias agricultoras. Teve muita troca de conhecimentos, valorização da agricultura familiar assentada e muito aprendizado. Através do enriquecimento espera-se contribuir com as seguranças alimentar, hídrica e energética das famílias, melhorando não apenas a qualidade dos quintais agroflorestais, mas sim, da vida no campo.

O programa Conexus é executado pelo Núcleo de Estudos de Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas (NEPRADE) e o Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar (NESAF), com o apoio financeiro do CNPq. Agradecemos à Emater-Ascar/RS do município de Piratini pelo apoio, e, em especial, às famílias que fizeram parte do enriquecimento e nos receberam com muito carinho, comprometimento e coração aberto.

Confira as imagens da oficina.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-67-449

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes