Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Como citar?

“Programa de Pesquisa em Biodiversicade | Rede PPBio Mata Atlântica
Repositório de dados do PPBio. http://www.biodiversidade.uerj.br/repositorio/dados.
Date of extraction [dd,mm,yyyy]”

Os resultados dos projetos de pesquisa da Rede alimentarão banco de dados/sistema de informações relacionado, em conformidade com o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiB-Br).

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) já possui uma política de dados para todos os pesquisadores e trabalha com o princípio que dados coletados em terras públicas, ou por funcionários públicos, ou utilizando a infra-estrutura fornecida por financiamento público, são propriedade pública e devem ser disponibilizados em tempo hábil para os profissionais que os demandam. Assim, um dos objetivos desta rede é de desenvolver e manter o portal de acesso aos dados e metadados que serão gerados pelos projetos, permitindo o acesso a cientistas, profissionais envolvidos com manejo ambiental e formadores de políticas públicas. Este portal já está sendo desenvolvido através do projeto “Repositório de dados para monitoramento da biodiversidade no estado do Rio de Janeiro (FAPERJ Nº 12/2012, Apoio ao Estudo da Biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro – 2012; Biota – RJ), por mim coordenado, e servirá a toda a rede da Mata Atlântica.

Nós utilizaremos o “Ecological Metadada Language (EML)” que é a linguagem utilizada em repositórios para dados de inventários biológicos e ambientais desenvolvido pelo Knowledge Network for Biocomplexity (KNB). Através da KNB é possível acessar, interpretar, integrar e analisar dados ecológicos de um grande conjunto de estações de campo, laboratórios, sitos de pesquisa e de pesquisadores (http://knb.ecoinformatics.org/index.jsp). O programa que usaremos para criar e manejar nossos dados e metadados e compartilhá-los com outros é o programa gratuito denominado Morpho (http://knb.ecoinformatics.org/morphoportal.jsp).

Antes de utilizar os dados aqui disponíveis, não deixe de ler a política de dados do PPBio Mata Atlântica.

Em suas publicações e apresentações, as agências financiadoras e a equipe responsável pelo repositório que não são co-autores devem ser claramente reconhecidos.