Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Participação Social

Nesta seção são divulgadas informações referentes ao espaço de participação da sociedade por meio do canal de interação a Ouvidoria e pelos Órgãos de Deliberação Coletiva da UFSM: Conselho Universitário; Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Curadores.

O que é a Ouvidoria?

Trata-se de um órgão de controle interno, que visa humanizar e estreitar as relações institucionais e pessoais estabelecidas no âmbito da UFSM. Uma ferramenta prática e efetiva, disponibilizada para o encaminhamento de soluções aos problemas identificados como ameaças ao bom funcionamento institucional.

Para que serve?

Serve como canal de interação e mediação entre a sociedade em geral e a gestão da UFSM. Através dela se estabelece um diálogo e uma comunicação ágil e direta, visando canalizar à uma solução, os interesses da sociedade em geral, manifestos na forma de denúncias, reclamações, sugestões e, também, elogios, referentes aos serviços prestados pela instituição.

Saiba mais em Ouvidoria

 

Conselhos Superiores

Órgãos Superiores

De acordo com o Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, os Conselhos Superiores estão diretamente ligados à Administração Superior da UFSM, sendo denominados “órgãos de deliberação coletiva”.

Órgãos de Deliberação Coletiva

Os órgãos de deliberação coletiva são: Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Curadores.