Projetos com a Fundação de Apoio

Nesta seção são divulgadas as informações relacionadas aos projetos da UFSM com a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência – FATEC.

A FATEC  é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada à  Universidade Federal de Santa Maria e instituída em 03/04/1979. Outras informações referente a FATEC acesse o link http://www.fatecsm.org.br/index.php

A FATEC, foi instituída por um grupo de oito professores do Centro de Tecnologia com a finalidade de dotar a Universidade de um mecanismo de agilização na execução de projetos. Sua dotação inicial foi constituída de recursos pecuniários doados pelas seguintes organizações: Schneider, Logemann & Cia Ltda, Construtora Portella Industria e Comércio Ltda, Mernak S/A, Associação dos Professores Universitários de Santa Maria, Prefeitura Municipal de Santa Maria e Construtora Olienge Ltda.

Em 29 de outubro de 1979 firmou Convênio de Cooperação com a UFSM passando a atuar como Fundação de Apoio à UFSM, tendo como objetivos principais:
I – Promoção da integração Universidade-Empresa-Estado;
II – Promoção de estudos, pesquisas e prestação de serviços para órgãos públicos e privados;
III – Instituição de bolsas de estudo e de investigação científica para o aprimoramento de recursos humanos;
IV – Articulação com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, visando a forma de colaboração, contratos ou convênios, para a execução de programas e atividades de formação e aperfeiçoamento;
V – Capacitação e valorização de recursos humanos vinculados ou de interesse do desenvolvimento tecnológico e da pesquisa dentro de seu programa de ação.

A Fundação é dirigida por um Conselho Superior composto por membros natos dê Diretores e Pró-Reitores da UFSM – representantes da Comunidade, instituidores da FATEC, responsável pela administração geral do HUSM e um representante do Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Maria. As atribuições executivas são exercidas pela Diretoria Executiva, escolhida pelo Conselho Superior entre seus integrantes, composta de Diretor Presidente, Diretor Administrativo e Diretor Financeiro.

Em atendimento a Lei n. 12.349, de 15 de dezembro de 2010, no que se refere ao Art. 4o-A. Serão divulgados, na íntegra, em sítio mantido pela fundação de apoio na rede mundial de computadores – internet a FATEC publica:

I – os instrumentos contratuais de que trata esta Lei, firmados e mantidos pela fundação de apoio com as IFES e demais ICTs, bem como com a FINEP, o CNPq e as Agências Financeiras Oficiais de Fomento;

II – os relatórios semestrais de execução dos contratos de que trata o inciso I, indicando os valores executados, as atividades, as obras e os serviços realizados, discriminados por projeto, unidade acadêmica ou pesquisa beneficiária;

III – a relação dos pagamentos efetuados a servidores ou agentes públicos de qualquer natureza em decorrência dos contratos de que trata o inciso I;

IV – a relação dos pagamentos de qualquer natureza efetuados a pessoas físicas e jurídicas em decorrência dos contratos de que trata o inciso I; e

V – as prestações de contas dos instrumentos contratuais de que trata esta Lei, firmados e mantidos pela fundação de apoio com as IFES e demais ICTs, bem como com a FINEP, o CNPq e as Agências Financeiras Oficiais de Fomento.

Nas abas a seguir podem ser realizadas consultas por órgão financiador, centro, pessoa e projetos na forma de lista contemplando os dados do projeto, a execução financeira, força de trabalho, pagamentos de pessoas físicas e jurídicas, pagamentos diversos e de servidores públicos, patrimônio e documentos.

Outras informações sobre o Portal de Transparência da FATEC acesse o link http://portal.fatecsm.org.br/Portal/Transparencia.
Relatórios de atividades e gestão, balanço patrimonial, demonstrações financeiras e projetos desenvolvidos pela Fundação  encontram-se publicados no link http://www.fatecsm.org.br/doc-relatorio_atividades.php.