Ir para o conteúdo Avaliação Institucional Ir para o menu Avaliação Institucional Ir para a busca no site Avaliação Institucional Ir para o rodapé Avaliação Institucional

COPLAI disponibiliza página da CPA à comunidade universitária

A Lei 10.861, de 14 de abril 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), previu, em seu art. 11, a criação de uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) em cada instituição de ensino superior, pública ou privada, com as atribuições de conduzir os processos internos de avaliação das instituições e sistematização e prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A primeira CPA da UFSM foi constituída em julho de 2004. Hoje, a CPA é designada pela Portaria nº 69.860, de 19 de março de 2014, e seu funcionamento é regulamentado pela Resolução nº 009, de 26 de maio de 2015. É composta por representantes das Comissões Setoriais de Avaliação (CSA), entre discentes e servidores docentes e técnico-administrativos, além de representantes dos servidores docentes e técnico-administrativos aposentados e da sociedade civil.

A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (COPLAI), subunidade responsável por prestar apoio orçamentário, financeiro e técnico-administrativo à CPA, desenvolveu a página com o auxílio da Multiweb.

A disponibilização da página à comunidade faz parte de um conjunto de ações idealizadas pela COPLAI, com o apoio da CPA, das CSAs e da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), dentre outros, com o objetivo de divulgar e consolidar o processo de avaliação institucional como prática permanente e pressuposto de controle de qualidade da UFSM. Dentre os projetos em andamento, destaca-se a parceria com a FACOS Agência para a atualização da identidade visual da Avaliação Institucional, que deverá ser apresentada à comunidade até o início do primeiro semestre letivo de 2016.

Curta a fanpage da COPLAI no Facebook.

avaliao