Ir para o conteúdo CSA - CTE Ir para o menu CSA - CTE Ir para a busca no site CSA - CTE Ir para o rodapé CSA - CTE

Aberta avaliação Ensino-Aprendizagem 2021/2

Nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, inicia o período de avaliação, via Portal de Questionários, para professores e estudantes avaliarem o ensino e aprendizagem no 2º semestre de 2021 na UFSM.

Na Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem, o estudante avalia três aspectos das disciplinas que cursou no 2º semestre: a atuação dos professores; as metodologias de ensino utilizadas; a sua percepção sobre a contribuição do conteúdo da disciplina para a formação no seu curso.

Ao acessar o Portal de Questionários, o aluno deverá responder um questionário por disciplina, e não mais por professor, como era antigamente. Já os professores, podem avaliar sua atuação no 2º semestre, considerando a infraestrutura para ministrar as aulas, o apoio institucional, o serviço e atendimento em setores da universidade, as plataformas digitais e o sistema de ensino-aprendizagem.

O Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede) também será avaliado em um questionário próprio, considerando a infraestrutura disponível para que o estudante pudesse participar das atividades no 2º semestre de 2021, as oportunidades de ampliação da formação, e as situações relacionadas à participação dos estudantes e o seu envolvimento no Rede.

A avaliação é sigilosa e imprescindível para melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos próximos semestres. Além das questões objetivas, há questões abertas para sugestões e críticas construtivas referentes às disciplinas e ao instrumento de avaliação.

As avaliações são desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) de cada unidade e operacionalizadas pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai) e pela Coordenadoria de Planejamento Informacional (Coplin), vinculadas à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).