Ir para o conteúdo Gabinete do Reitor Ir para o menu Gabinete do Reitor Ir para a busca no site Gabinete do Reitor Ir para o rodapé Gabinete do Reitor

Reitor tem reunião com Ministro da Educação

Nesta terça-feira, 21, o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, foi recebido em Brasília pelo ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva. Na pauta do encontro estiveram a busca por recursos orçamentários, novas vagas de servidores e recursos para a assistência estudantil da instituição. O reitor também reiterou o convite ao ministro para visitar a UFSM e inaugurar obras nos campus Sede e no campus Cachoeira do Sul.

A principal reivindicação apresentada pela Universidade foi a liberação emergencial do recurso ainda retido no MEC através de cinco Termos de Execução Descentralizada (TEDs), perfazendo um total de R$ 8.700.000,00 de investimentos em capital, a ser direcionado para obras em todos os campi da UFSM (Sede, Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen).

Na reunião, o ministro se comprometeu em apoiar as demandas e buscar soluções para resolver, até o final de outubro, a situação do campus de Cachoeira e dos laboratórios dos cursos de Engenharia Aeroespacial e Engenharia de Telecomunicações. Ao final deixou uma palavra de tranquilidade e solicitou aos seus assessores atenção especial definida como prioridade. Frisou que vem fazendo pleitos intensos junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) para recompor o orçamento do Ministério da Educação (MEC) para atender as demandas do sistema.

Também participou da reunião o coordenador da Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Ensino, Weber Gomes de Souza. Na ocasião, o ministro Rossieli solicitou a Souza que viabilizasse junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC a liberação do saldo de recursos referentes à migração do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen para o Instituto Federal Farroupilha