Ir para o conteúdo Gabinete do Reitor Ir para o menu Gabinete do Reitor Ir para a busca no site Gabinete do Reitor Ir para o rodapé Gabinete do Reitor

Pesquisadores da UFSM apresentam seus projetos em seminário de integração com a Marinha do Brasil

Nesta quarta-feira (22) professores de diversos departamentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mostraram suas pesquisas científicas para representantes da Marinha do Brasil no Seminário de Integração em Pesquisa. A comitiva, composta pelos capitães Carla Patrícia Mello Lage e Antonio Augusto Murat, foi recebida pela manhã pelo vice-reitor Luciano Schuch. Após, seguiram para a Sala de Conselhos para as apresentações dos grupos de pesquisas. À tarde, a comitiva também visitou laboratórios da Universidade.

Pesquisadores da Universidade apresentam seus projetos de pesquisa

O seminário, que é promovido em conjunto pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM (Agittec), contou com a apresentação de 13 grupos de pesquisa da universidade, que demonstraram interesse em se aproximar da Marinha. O Pró-reitor Substituto e Coordenador de Pós-Graduação Prof. José Fernando Schlosser se mostra otimista com relação ao desenvolvimento de projetos em parceria com a Marinha.  “Quando acontecem eventos como esse, em que as pessoas se dispõem a conversar, alguma ação sempre se torna efetiva”, destaca Schlosser.

Para a Marinha, a entrada de novos pesquisadores no setor de pesquisa da instituição impulsionou a necessidade de retomar o contato com universidades e centros de pesquisas. Para a Capitão de Mar e Guerra, Carla Patrícia Mello Lage, a visita foi importante para reativar os laços com a Universidade. “Achamos muito proveitoso o Seminário. Tivemos uma ideia sobre as pesquisas da UFSM e expomos as necessidades da Marinha, buscando interesses em comum para que a parceria possa frutificar” avalia a Capitão.

Luan Romero – bolsista de jornalismo da assessoria do Gabinete do Reitor