Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

UFSM lança portal online de divulgação científica

Está disponível para consulta o novo portal de conteúdo e divulgação científica da Universidade Federal de Santa Maria. O UFSM Publica (ufsmpublica.ufsm.br) é uma plataforma online e interativa que reúne indicadores e dados sobre o conhecimento gerado pela Universidade. O portal pode ser acessado, também, por meio do link disponível no menu lateral do novo site da UFSM (http://site.ufsm.br/).  A ferramenta visa facilitar o acesso a informações sobre o corpo docente e as pesquisas desenvolvidas na Instituição.

A plataforma foi desenvolvida pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) e integra-se aos demais sistemas institucionais, como o Portal de Projetos e o Portal do Ementário. Conforme o diretor do CPD, Gustavo Chiapinotto da Silva, o portal “surgiu a partir da necessidade de a Universidade ter uma plataforma única com informações sobre os docentes que atuam na instituição, suas especialidades, produções e projetos que participam. É uma ferramenta interativa que busca a divulgação e o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas de conhecimento”.

De acordo com o vice-reitor, professor Luciano Schuch, o UFSM Publica é uma importante ferramenta de busca e integração da produção científica da Universidade. O portal institucional promete tornar mais acessíveis as informações relacionadas às pesquisas e aos pesquisadores vinculados à Universidade: “A UFSM tem uma intensa produção científica, a qual, em grande parte, permanece desconhecida por nossa comunidade. O portal UFSM Publica vai permitir que tanto a comunidade externa quanto a interna localizem áreas de interesse, pesquisas e pesquisadores com muito mais facilidade”, avalia Schuch. O vice-reitor destaca, ainda, a maior facilidade de integração entre pesquisadores e grupos, o que deverá estimular o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares na instituição.

Print da tela inicial do Portal UFSM Publica. Menu lateral à esquerda, apresenta os itens: Sobre, Centros de Ensino, Cursos, Produções, Projetos, Estudantes e Docentes. No menu superior, da esquerda para a direita, são exibidos o brasão da UFSM e os seguintes itens: Todos os campi, Santa maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. bem à equerda, ainda no menu superior, há um campo para pesquisa. No centro da tela um texto explica o UFSM Publica e apresenta números atualizados de estudantes, docentes, TAEs e produções. No fundo, atrás dos textos, uma fotografia exibe estantes com livros em uma biblioteca.
Portal UFSM Publica agrega informações atualizadas sobre a produção científica da Universidade

Navegação – Na página inicial do portal UFSM Publica, é possível visualizar dados atualizados sobre as dimensões da Universidade – números de estudantes matriculados, docentes, técnico-administrativos e produções. Um menu lateral dá acesso a gráficos quantitativos sobre os centros de ensino, cursos, produções, projetos, estudantes e docentes. Já os links do menu superior levam à navegação por campi. A plataforma disponibiliza, ainda, uma ferramenta de pesquisa avançada, que permite a busca de informações sobre docentes ativos, especialidades, palavras-chave e unidades da instituição (centros de ensino e departamentos).

Pela navegação no Portal ou por meio da busca, também é possível acessar as páginas específicas de cada professor da Universidade. Nesse espaço, podem ser encontradas informações básicas de identificação e lotação do docente, suas áreas de interesse, palavras-chave, principais co-autores, dados de produções, orientações e projetos de que participa. Os dados são atualizados duas vezes por semana, a partir da Plataforma Lattes e do Sistema de Informação para o Ensino (SIE), o sistema institucional da Universidade.

Banco de Fontes – Para a imprensa, o UFSM Publica serve como um completo e atualizado banco de fontes jornalísticas, já que, por meio da ferramenta de busca, profissionais da mídia podem localizar docentes e pesquisadores de acordo com suas áreas de atuação.

A consulta pode ser realizada por palavras-chave, especialidade ou pelo nome do docente. Ao fazer a pesquisa por palavras-chave, por exemplo, a plataforma lista todos os pesquisadores vinculados à Universidade que têm publicações ou projetos relacionados ao assunto de interesse. Acessando a página de cada docente, é possível visualizar suas produções e projetos específicos, bem como o e-mail para contato.

Outra forma de chegar às informações sobre o corpo docente da Universidade é por meio dos centros de ensino e seus respectivos departamentos. Na página de cada departamento, é possível encontrar informações de contato da chefia e secretaria, dados quantitativos sobre a produção e projetos acadêmicos, além da relação de todos os professores lotados na unidade, identificados por foto. A navegação pode ser feita pelo menu lateral da Página Inicial ou ainda pelas páginas de cada campi, no menu superior.