Ir para o conteúdo Gabinete do Reitor Ir para o menu Gabinete do Reitor Ir para a busca no site Gabinete do Reitor Ir para o rodapé Gabinete do Reitor
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Reitor ministra conferência promovida pela UNESCO



O reitor da UFSM Paulo Afonso Burmann participa na próxima semana do IV Seminário Internacional Apheleia, na cidade de Mação, Portugal. O evento, que acontece entre os dias 8 e 16 de março, é promovido pela Associação Internacional de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Apheleia (Apheleia) e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), e visa colaborar com o Conselho Internacional para a Filosofia e as Ciências Humanas (CIPSH) e a UNESCO na implementação das recomendações do documento final aprovado na Conferência Mundial das Humanidades, que aconteceu em 2017.

No dia 7 de março, antecedendo o seminário, terá lugar uma sessão restrita de reflexão, organizada pela UNESCO com o CIPSH, sobre o tema “Assessing societal priorities addressed to the Humanities” (“Avaliando as prioridades da sociedade dirigidas às Humanidades”, versão tradução nossa). Esta sessão tratará, também, da articulação com outras ciências e das interfaces com domínios como a medicina, a tecnologia digital ou a segurança.

O reitor participa desse momento apresentando futuras ações a serem desenvolvidas com relação a Cátedra de Fronteiras e Migrações. Acompanham o reitor o assessor de Gabinete do Reitor na Secretaria de Apoio Internacional, professor Érico Marlon de Moraes Flores, e os professores do Programa de Pós-Graduação em História, Medianeira Padoin e André Soares, que também coordenam a Cátedra de Fronteiras e Migrações. Para Medianeira a participação da UFSM é importante para estreitar as relações internacionais.  “É mais um passo para a internacionalização e para dar visibilidade do que é produzido na Universidade a partir das Humanidades.” ressalta Medianeira.

Além disso, no seminário, dois estudantes do programa de pós-graduação em História da UFSM devem apresentar trabalhos. O doutorando e professor do curso de Arquivologia da UFSM Jorge Alberto Cruz e a doutoranda Luciana Brito apresentam o desenvolvimento de seus trabalhos de pesquisa acerca da Quarta Colônia. Eles serão um dos únicos sul-americanos a compartilhar suas investigações.

A temática do evento será “Tangibility: designing future landscapes” (“Tangibilidade: desenhando paisagens futuras”, tradução nossa) e discutirá a relevância da tangibilidade, através da gestualidade, da experimentação e das heranças e identidades na era digital. O foco será discutir quais as implicações que o desenvolvimento tecnológico pode ter na sociedade sob uma análise das ciências humanas.

Mais informações sobre o IV Seminário Internacional Apheleia podem ser obtidas na página  http://www.apheleiaproject.org/apheleia/

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-361-939

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes