Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Biblioteca Setorial do Campus Cachoeira do Sul será inaugurada nesta quarta-feira

A Biblioteca Setorial do Campus Cachoeira do Sul (BSCS) inicia suas atividades nesta quarta-feira (1 de outubro). Os servidores estão desde o início setembro organizando as instalações, que conta com um acervo inicial de 1.400 livros.

A BSCS procura atender à comunidade acadêmica: alunos, professores e funcionários, com a disseminação de informações do ramo da Arquitetura e Engenharia através da prestação de serviços informacionais e a disponibilização de uma sala de estudos.

Os serviços informacionais compreendem: orientação e capacitação aos usuários, auxílio na normalização de trabalhos técnico-científicos, levantamento bibliográfico, empréstimo domiciliar, entre outros.

O acervo é integrado e informatizado pelo Módulo Biblioteca do Sistema de Informações para o Ensino (SIE), que é o sistema utilizado pela Biblioteca Central. A BSCS pertence ao Sistema de Bibliotecas da Universidade (SiB-UFSM).

Orientações gerais para os usuários da Biblioteca Setorial do Campus Cachoeira do Sul (BSCS)

– Para habilitar o empréstimo domiciliar o usuário deverá ter vínculo com a UFSM. No caso dos alunos, devem estar matriculados no semestre vigente. Quanto aos servidores, podem ser ativos ou inativos.

– Possuindo vínculo, o usuário deve providenciar a Carteira da Biblioteca, que dá acesso às bibliotecas e ao Restaurante Universitário (RU). Também deve possuir a senha de acesso ao Portal respectivo, que será a mesma utilizada nas bibliotecas. Obs.: Quem ainda não possuir a carteira da Biblioteca deverá apresentar um documento com foto ao retirar os materiais.

–  O acervo da BSCS está disponível para pesquisa e consulta no catálogo on-line do Sistema de Biblioteca da UFSM  no link: http://portal.ufsm.br/biblioteca/pesquisa/index.html

– Pelo catálogo, através do espaço virtual do usuário, também é possível efetuar reservas e renovações.  Link: http://portal.ufsm.br/biblioteca/login.html

– O limite máximo de empréstimo é de cinco (5) materiais por Biblioteca e quinze(15) materiais bibliográficos por usuário em todo o Sistema de Bibliotecas

– O limite máximo do prazo de empréstimo é de sete (7) dias para todos os usuários.

–  As renovações podem ser realizadas por igual período, sete (7) dias, caso não haja reserva e até o limite de quinze (15) semanas.

–  O atraso na devolução gera multa, a taxa é de R$ 1,25 por dia e por obra.

– Material em atraso no sistema impede a renovação e a retirada em qualquer biblioteca.

– Para a emissão da 2° via da carteira de identificação do usuário é cobrado a taxa de R$ 6,25.

– Quando ocorrer o extravio ou danificação de obras pelo usuário, este deverá ressarcir a Biblioteca com o mesmo título. Caso o título esteja esgotado a equipe da Biblioteca indicará um outro título semelhante e na mesma área de conhecimento.

– As obras de referência (dicionários, enciclopédias, entre outras) só podem ser consultadas no local, exceto nos dias de provas, quando são liberadas 30 minutos antes da prova, mediante retenção da carteira da Biblioteca, e deverão ser devolvidas no mesmo dia, após a realização da prova.

Biblioteca Setorial do Campus Cachoeira do Sul

Local: Campus da UFSM – Cachoeira do Sul, andar térreo.

Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 08:00 às 19:00.

Fone: (51) 3722-3237, ramal 23.

E-mail: bibliocs@ufsm.br

Equipe da Biblioteca: Denise Machado e Kerlenr da Silva de Cristo.