Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Professor do Campus de Cachoeira do Sul profere palestra em workshop sobre sistemas fotovoltaicos híbridos na USP

No dia 19 de novembro de 2015, ocorreu o Wokshop “Inversores híbridos com sistema de armazenamento de energia”, organizado pelo Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do Instituto de Energia e Ambiente da USP (LSF-IEE/USP) e pelo Grupo Setorial Fotovoltaico da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (GSFV-ABINEE)​, com apoio do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC-UFSM).​

O professor Lucas Vizzotto Bellinaso, ​da UFSM – Campus de Cachoeira do Sul ​ e integrante do GEPOC/UFSM​, proferiu a palestra “Configurações e modos de operação dos inversores híbridos e seus requisitos técnicos para operação on-grid e off-grid”, representando o Grupo de Eletrônica de Potência e Controle da UFSM (GEPOC-UFSM). O trabalho apresentado na palestra foi desenvolvido juntamente com o Prof. Dr. Leandro Michels, com a contribuição de outros professores do GEPOC.

Sistemas fotovoltaicos híbridos, que são o tema do evento, são a união de sistemas fotovoltaico conectados à rede e fontes ininterruptas de energia (no-break). Dessa forma, produzem energia elétrica através do Sol, fornecem energia à rede elétrica e, além disso, apresentam um sistema de armazenamento de energia em baterias para alimentar a residência em caso de falta da rede elétrica. Esses sistemas são muito importantes para locais onde há interrupções frequentes de energia ou quando os equipamentos necessitam estar permanentemente ligados, como hospitais e data centers. Mais detalhes de como um sistema híbrido comercial opera podem ser vistos na apresentação da empresa Fronius, disponível na internet.