Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

III Competição de Pontes de Espaguete aconteceu na tarde desta quarta-feira

Na tarde desta quarta-feira (30), a UFSM – Campus Cachoeira do Sul realizou a III Competição de Pontes de Espaguete da UFSM-CS. Com o objetivo de construir uma estrutura de espaguete cru que resista ao maior peso possível na ponte, a competição tem como função ensinar os alunos sobre matemática e aplicações em sistemas estruturais, resistências dos materiais, trabalho em equipe, entre outras competências .

No total, 12 equipes se inscreveram. A Competição foi dividida em 2 etapas. Em um primeiro momento, foi avaliada a construção da ponte, que deveria estar dentro das normas estabelecidas pelo regulamento da competição (peso, altura, materiais utilizados, relatório técnico, dentre outros). No segundo momento, no qual participaram seis equipes, ocorreu o teste de carga, onde cada equipe deveria colocar a sua ponte em uma estrutura para ensaio, acrescentando cargas de peso, em intervalos de 10 segundos. A ponte deve aguentar, no mínimo, esse intervalo para contabilizar a carga.

Os participantes da 3ª edição.

A primeira equipe, com a ponte “Trinca, mas não quebra”, dos alunos Vitor Gunther Dunke Trindade Aquiles da Silva Schauenberg, resistiu a carga de 14kg antes de romper.

A ponte “Kamikaze”, dos alunos Victhor Souza Ferreira e Guilherme de Gregori Teixeira, foi a segunda a ser testada, supertando 12kg.

A ponte “REVESTGES” dos alunos Kayque Santos Soares, Mathias Suarez Fonseca e Yuri Sehnem Felisberto atingiu a marca de 35kg antes de romper.

Os alunos Cicliandson Marcelo Araújo Damião, Luis Augusto Melo Bottlender, Luiz Felipe de Paulo e Matheus Vinicius do Santos Mello apresentaram a ponte “CLM Engenharia LTDA” que resistiu 6kg.

A ponte “Agrimec”, dos alunos João Vitor Oliveira Andrade, Lisiane Flamino e Rosana Santos de Moraes, suportou 20kg.

Por fim, a ponte “BROCCHI”, dos alunos Marceli Andrade Schvartz, Mateus Tonellotto de Souza e Wilson Avila Brochi, foi a vencedora desta edição da Competição. A ponte resistiu 81kg antes de romper.

FOTOS: Larrissa Ribeiro