Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM – Campus Cachoeira do Sul aprova projeto de pesquisa junto à FAPERGS

O Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Cachoeira do Sul, em parceria com a UFSM – Sede e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão, foi contemplado com recursos financeiros no Edital 04/2016 – Programa de Nucleação de Grupos de Pesquisa (PRONUPEQ), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

O edital da FAPERGS visa estimular a formação de novos núcleos de excelência em pesquisa no Estado em áreas prioritárias definidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SDECT), e conta com o apoio do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Estado do Rio Grande do Sul (FOPROP).

O projeto aprovado tem como tema o “Aproveitamento de biomassas agrícolas residuais da mesorregião centro-sul do Rio Grande do Sul como fontes de biocombustíveis”. Os membros da equipe do projeto da UFSM Campus Cachoeira do Sul são os professores: Dr. Marcus Vinícius Tres (Coordenador), Dr. Giovani Leone Zabot, Dr. Paulo Carteri Coradi, Dr. Rogério Brittes da Silva e Dra. Viviane Dal-Souto Frescura.

Com o auxílio deste recurso, a UFSM Campus Cachoeira do Sul poderá realizar a aquisição de inúmeros equipamentos e material de consumo, que serão imprescindíveis para a execução do projeto.

Segundo o Prof. Marcus, Coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus e Coordenador do projeto contemplado, este recurso é de fundamental importância para a realização deste projeto e de diversas pesquisas que estão em andamento em Cachoeira do Sul. Também este recurso irá auxiliar na elaboração e consolidação da Central Analítica do Campus, gerando resultados passíveis de publicação, auxiliando os núcleos de pesquisa existentes em Cachoeira do Sul e nas demais Instituições de Ensino participantes deste projeto.