Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM realiza projeto de extensão na Escola Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura

O Campus da Universidade Federal de Santa Maria – Cachoeira do Sul (UFSM-CS), em parceria com a Escola Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, realizou em 2016 o Projeto Inserção de Tópicos de Ciência e Tecnologias nas Escolas Públicas através da Teoria-Experimento.”

O projeto visou aproximar alunos da 3ª série do ensino médio de algumas atividades que estão sendo realizados na UFSM – Campus Cachoeira do Sul e incentivar os mesmos ao estudo e a seguirem na carreira da ciência e tecnologia, áreas abrangidas pelos cursos do Campus Cachoeira do Sul.

Os membros da equipe do projeto da UFSM – Campus Cachoeira do Sul são: Prof. Dr. Fábio Beck (Coordenador), Prof. Dr. Josué Neroti Rigue, Prof. Dr. Diogo Pauletti, Prof. Dr. Aécio de Lima Oliveira, Angélico Loreto Teixeira (Téc. Eletroeletrônica), Dr. Gustavo Luiz Callegari (Téc. Lab. Física) e Marcel Magalhães Sobrinho (Téc. Lab. Física).

Ao longo do ano, foram realizados seminários por professores da UFSM-CS com os seguintes temas: “Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Aeroespacial” (ministrado pelo Prof. Dr. André Luis da Silva), “Energias Renováveis nas Escolas” (ministrado pelo Prof. Me. Lucas Vizzotto Bellinaso) e “Sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica” (ministrado pelo Prof. Dr. Aécio de Lima Oliveira).

Os membros da equipe do projeto agradecem aos alunos da escola e o apoio prestado pelas professoras Ana Maria da Anunciação Bembom (Diretora da Escola), Jaqueline Scheneider Somavilla (Vice-Diretora) e Fátima Rosane Freitas de Barcelos (professora de Física), que se empenharam intensamente na realização desse projeto e viabilizaram a parceria entre as instituições.

Segundo o Coordenador do Projeto, “no ano de 2017 pretendemos estender o projeto a outras escolas públicas de Cachoeira do Sul e região. Ainda, ampliaremos o mesmo aos alunos do 1º e 2º anos do ensino médio. Para participar do projeto, as escolas interessadas podem entrar em contato com os professores, através do telefone (51) 3724-8414.

Prof. Dr. Aécio de Lima Oliveira, Prof. Dr. Josué Neroti Rigue, Prof. Dr. Fábio Beck, Profª. Fátima Rosane Freitas de Barcelos, Profª. Jaqueline Scheneider Somavilla e Prof. Dr. Diogo Pauletti.