Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Acadêmicos do curso de Engenharia Agrícola realizam visita técnica em retificadora de motores

Os acadêmicos do curso de graduação em Engenharia Agrícola realizaram na manhã do dia 10 de maio, uma visita técnica à Retificadora Fogliatto. A visita faz parte das atividades práticas da disciplina de Motores e Tratores Agrícolas, lecionada pelo Prof. Eduardo Leonel Bottega.

Durante a visita, os acadêmicos foram recebidos pelo Sr. Carlos Fogliatto, proprietário da empresa, que fez questão em guiar a visita técnica. O Sr. Carlos apresentou de forma minuciosa o funcionamento da retificadora, iniciando pelo setor de recebimento dos motores. Neste setor, foram apresentadas as máquinas e procedimentos utilizados na limpeza dos motores. O próximo setor visitado foi o de testes e ajustes de bombas injetoras. Neste setor, os alunos conheceram duas máquinas, uma computadorizada e outra com princípio de funcionamento mecânico.

Seguindo a visita, o Sr. Carlos detalhou os setores responsáveis pela tornearia de peças, balanceamento de árvore de manivelas, retífica de blocos e cabeçotes, explicando o funcionamento de cada máquina, bem como os processos realizados por elas. Apresentou, na sequência, o setor de peças de reposição da empresa, um almoxarifado sistematicamente organizado, tal quais os demais setores da empresa. A visita teve duração de uma hora e permitiu aos acadêmicos conhecer, além do funcionamento e máquinas de uma retificadora, as partes dos motores de combustão interna estudados em sala de aula.

Visita técnica à retificadora - 10.05.2017 - EA

Alunos do curso de Engenharia Agrícola com o Prof. Eduardo Bottega e o Sr. Carlos Fogliatto, dono da Retificadora.